sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A prefeita Dra. Eunice se reuniu com técnicos do Banco do Nordeste para discutir o fortalecimento da Agricultura Familiar


Por Chico da Voz

Os técnicos Jucelino e Robervan do BNB e a prefeita eleita Dra. Eunice
A prefeita de Santa Luzia do Paruá Dra. Eunice Damasceno, se reuniu ontem com uma equipe de técnicos do Banco do Nordeste, para discutir a formação de parcerias, no sentido programarem ações para o fortalecimento da agricultura familiar no município. O encontro aconteceu na Agencia de Ze Doca ontem as 15:00h e durou em média uma hora. Na oportunidade os técnicos fizeram uma explanação geral sobre linhas de créditos disponíveis, que podem ser aplicadas de imediato, para melhorar a produção agrícola do município, entre outras coisas.

Falando ao Blog Dra. Eunice afirmou que em sua administração a agricultura também é prioridade. “Nós vamos procurar todos os meios possíveis junto ao Banco do Nordeste, em busca de melhorias para a qualidade de vida das famílias que trabalham e vive no interior. Quero revitalizar o mais rápido possível a produção rural do município que está esquecida”, disse ela ao final do encontro.




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Maranhão tem o maior número de prefeituras investigadas pela Polícia Federal


Por Luís Pablo 26-12-2012 às 10:00 Maranhão

É uma verdadeira vergonha o número de prefeitos e ex-prefeitos corruptos, que estão sendo investigados pela Polícia Federal. Todos por violação ao Decreto Lei 201/67, que define os ilícitos de responsabilidade de administradores municipais.

O Estado do Maranhão, é claro, não poderia ficar de fora. É o maior estado em número de prefeituras investigadas pela PF. E não poderia ser diferente, com o número de gestores corruptos que se mantém nos cargos.

Além disso, por ser um desses estados mais carentes, com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito baixo, o Maranhão acaba recebendo mais recursos da União, verba vinculada, e aí, obviamente, ocorre mais desvios.

Para que se tenha ideia, o Maranhão é o estado onde a Polícia Federal mais trabalha, com um acervo de 644 inquéritos relativos a fraudes em gestões municipais.
A Bahia está em segundo lugar, com 490 inquéritos, seguida de Ceará (296), Piauí (285), Pará (196) e Pernambuco (194).

Ao todo, Polícia Federal conduz 3.167 inquéritos sobre desvios de recursos e corrupção envolvendo prefeituras em todo o País.

Esses dados são relativos apenas à atuação da PF – centenas de outros prefeitos e ex-prefeitos são réus em demandas movidas pelo Ministério Público, que detém competência para propor ações com base na Lei da Improbidade.

domingo, 23 de dezembro de 2012

A pergunta que não quer calar: Como a prefeita eleita Dra. Eunice vai encontrar a prefeitura?


                           Essa é a grande dúvida da população

Prefeita eleita Dra. Eunice
A julgar pelo o que se comenta nos bastidores políticos, a prefeita eleita Dra. Eunice deverá encontrar a prefeitura numa situação deplorável. Pra começar, a Cemar já cortou o fornecimento de energia do prédio desde o dia 13 de dezembro. A energia da Secretária de Educação e do Hospital  Francisca Melo, também está cortada.

A bem da verdade. O prefeito Nilton, a partir do momento que percebeu que ia perder a eleição, iniciou uma verdadeira operação de sucateamento. Isso é fato comprovado, porque ele não permitiu em momento algum, a transição de governo conforme diz a Constituição Estadual no seu artigo 156. Fazendo assim, o que se tem visto, e, o que se comenta na cidade, é que vem acontecendo um verdadeiro desmonte, ou destruição do aparato público. Na prefeitura, alguns funcionários ainda são visto por lá. As repartições estão praticamente desertas. Dá pra perceber visualmente que diversos equipamentos e computadores, não estão mais no lugar. Na prefeitura ninguém dá informação de nada. É a lei do silencio. Quando se aproxima alguém ligado ao grupo político da prefeita eleita, eles ficam cochichando entre si.
Seja lá o que for, a verdade é que estão se utilizando de todo tipo de maldade pra dificultar a próxima administração.

Circulam boatos de que todos os HD dos computadores foram trocados por outros, mais velho, ou simplesmente limpos.  Dados e senha de informações estratégicas estão sendo deletadas por pura maldade proposital. Ninguém sabe se os dados da saúde e do bolsa família já foram informados para 2013 conforme prazo determinado, entre outras coisas de suma importância da administração pública.
 Falta pouco mais de uma semana para posse da prefeita eleita Dra. Eunice, e ela com certeza vai encontrar a prefeitura em desgraça, e deverá levar no mínimos uns 5 meses prá botar as coisas o devido lugar. O caso considerado de maior gravidade, é o da SANTAPREV.

 A pergunta que se ouve diariamente pelas ruas é: o prefeito Nilton vai pagar o 13º?; qual o tamanho do rombo financeiro da prefeitura? E os fornecedores que falta pagar? E o dinheiro da folha de pagamento do mês de dezembro está na conta?   E o dinheiro da SANTA PREV onde está? E os convênios como está? E a gratificação natalina dos professores não vai ser pago?

Ao tomar posse no dia 1º de janeiro de 2013 as 10:00h da manhã na Câmara municipal, a prefeita Dra. Eunice, no dia seguinte não irá despachar normalmente no gabinete. Outro local está sendo providenciado para que ela possa dá expediente ao público.

A prefeita só irá dá expediente normal no gabinete, depois da auditoria que será iniciada imediatamente junto com uma equipe da nova administração. Não se sabe quantos dias deverão durar os trabalhos dos auditores. Toda as providencias serão tomadas, para esclarecer  à população como está sendo encontrada a prefeitura de Sta. Luzia do Paruá.

 Por Chico da Voz

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Prefeitura de Sta. Luzia do Paruá está sem energia há sete dias



Por Chico da Voz

Desde quinta feira da semana passada a CEMAR cortou o fornecimento de energia do prédio da Prefeitura.  O valor do atraso não foi revelado, sabe-se apenas que o débito é alto. Os funcionários que fizeram o corte também recolheram os cabos de ligação do poste, para evitar que os eletricistas da prefeitura fizessem gambiarra, algumas horas depois, como sempre fez. Os serviços de escrituração e atendimentos ao público estão suspensos, e as salas estão vazias.

Até agora por volta de 10:00h. da manhã de hoje, a situação continua a mesma, e ninguém informou se a energia vai ser religada nas próximas horas. Nenhum funcionário, dos poucos que ainda resta por lá, quiz se pronunciar sobre o assunto.
Pelo que se vê o clima na prefeitura é de terra arrasada.

Assembléia de Deus em festa: Pr. Dimas lança mais um livro

Pr. Dimas e a prefeita eleita Dra. Eunice
b
A igreja Central da Assembléia de Deus de Sta. Luzia do Paruá esteve em festa ontem (17), com o lançamento do livro – Cuidado com a Avareza - de autoria do Pastor Dimas Sousa. O evento teve inicio por volta das 19:00hs. , e contou com a presença de vereadores, convidados especiais, e lideranças administrativas da Igreja. Na oportunidade também se fez presente, a prefeita eleita do município Dra. Eunice Damasceno (foto).
d
Ainda durante a solenidade o Pr. Dimas autografou seu livro para seus convidados.
d
O evangelista Dimas estava muito contente naquele momento com mais uma obra literária de sua autoria, que trata de um assunto muito importante para o engrandecimento espiritual da comunidade evangélica da Assembléia de Deus santa-luziense.  
Por Chico da Voz

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


Festejos da padroeira da cidade se encerraram hoje com uma grande procissão


Por Chico da Voz


Com uma vasta programação durante todo o dia, os festejos da padroeira do município de Sta. Luzia do Paruá se encerram hoje.  Os festejos acontecem todos os anos no início do mês de dezembro, e se encerram dia 13, data em que é comemorado o dia de SANTA LUZIA.  Hoje pela manhã foi realizada a missa dos romeiros na Igreja da Matriz, celebrada pelo o padre José Raimundo da Paróquia de Sta. Luzia, e Erinaldo Nunes da Paróquia de Nova Olinda do Maranhão.  

Na parte da tarde foi realizada a grande procissão com a imagem de Santa Luzia, percorrendo a rua central da cidade acompanhada por uma grande multidão de fieis católicos. No final da procissão foi realizada uma missa campal bastante animada celebrada pelo Bispo Dom Carlo Hellenna da Diocese de Zé Doca, na Praça da Matriz com a presença de milhares de pessoas e lideranças comunitárias da Igreja de todo o município.

A procissão é considerada o ponto alto dos festejos, que geralmente acontece uma das maiores manifestações religioso da cidade.