domingo, 24 de fevereiro de 2013

Preço da farinha bate record e plantio de mandioca caiu 70%



Por Chico da Voz

O preço da tradicional farinha de mandioca ou farinha de puba está disparado em toda a região do Alto-Turí.  Nas casas de farinha no interior aqui em Sta.Luza do Paruá o saco de 50kg está sendo vendido a R$ 230,00  , e no varejo o kilo custa R$ 5,30.

 A alta do preço é devido à queda no plantio de mandioca nos últimos anos. Muitos trabalhadores abandonaram o cultivo da mandioca, migrando para outras atividades por falta de políticas de incentivo à produção. Sem tecnologia adequada à realidade os trabalhadores se vê impossibilitados e desanimados para produzir. Não existe mais produção nem para o consumo interno, e o cultivo de mandioca no município reduziu em média 80%  .

Santa Luzia do Paruá em outras épocas já foi um grande centro produtivo de farinha de mandioca e seus derivados. Hoje boa parte da farinha vendida nos supermercados local vem do visinho estado do Pará.
Farinha nunca esteve tão cara como agora. Entre os produtos da mesa do brasileiro a farinha bateu Record de preço com alta de 130% segundo os economistas.  Essa disparada de preço também se deve a questão da seca nos estados nordestinos, que praticamente perderam tudo que plantaram nos últimos dois anos.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir