domingo, 24 de fevereiro de 2013

Preço da farinha bate record e plantio de mandioca caiu 70%



Por Chico da Voz

O preço da tradicional farinha de mandioca ou farinha de puba está disparado em toda a região do Alto-Turí.  Nas casas de farinha no interior aqui em Sta.Luza do Paruá o saco de 50kg está sendo vendido a R$ 230,00  , e no varejo o kilo custa R$ 5,30.

 A alta do preço é devido à queda no plantio de mandioca nos últimos anos. Muitos trabalhadores abandonaram o cultivo da mandioca, migrando para outras atividades por falta de políticas de incentivo à produção. Sem tecnologia adequada à realidade os trabalhadores se vê impossibilitados e desanimados para produzir. Não existe mais produção nem para o consumo interno, e o cultivo de mandioca no município reduziu em média 80%  .

Santa Luzia do Paruá em outras épocas já foi um grande centro produtivo de farinha de mandioca e seus derivados. Hoje boa parte da farinha vendida nos supermercados local vem do visinho estado do Pará.
Farinha nunca esteve tão cara como agora. Entre os produtos da mesa do brasileiro a farinha bateu Record de preço com alta de 130% segundo os economistas.  Essa disparada de preço também se deve a questão da seca nos estados nordestinos, que praticamente perderam tudo que plantaram nos últimos dois anos.

Criado o Sindicato dos Pescadores de Sta. Luzia do Paruá



Por Chico da Voz

Fernando Furtado e Laercio Pres. do Sindicato
Desde a semana passada foi homologado e registrado Junto a Federação Estadual dos Pescadores do Estado do Maranhão – FESPEMA., a legalização do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, Aquicultores(as) Criadores(as) de Peixes e trabalhadores(as) na Pesca, do Município de Sta. Luzia do Paruá-SPPA/SLP, fundado em 17/04/2011 e registrado em 16/01/2013. O mesmo já está com seu escritório em pleno funcionamento, localizado na Rua João Teixeira s/n atendendo a todos os que o procurarem.

Sede do Sindicato dos Pescadores
 Essa nova organização sindical traz uma nova proposta para uma melhor assistência aos pescadores do município, e viabilizar a verdadeira legalização da categoria, através desta organização, de acordo com o Artigo 5 da Constituição Federal, igual a outros segmentos trabalhistas do nosso país.

O Presidente da Federação Pesca do Estado Fernando Furtado afirmou ao Blog, que este trabalho é uma orientação do Ministério da Pesca em Brasília, a exemplo do que já existe em vários municípios do Maranhão e do Brasil. Pois se trata de uma nova adequação, conforme determinação também do Ministério do Trabalho, com mais eficiência e transparência nas questões assistenciais da categoria.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Muro e encostas da quadra de esporte desabam no Bairro Monte Dourado

O muro construído há três anos pela Prefeitura, na lateral da quadra de esporte do Bairro Monte Dourada desabou nesta madrugada, depois de uma noite de chuva forte.  A obra foi feita com recursos do Ministério dos Esportes, e desde o inicio apresentava problemas graves de infiltração na parte de traz, em frente ao Colégio Hilton Rodrigues. 

Esta e a segunda vez que isso acontece. 

O muro foi construído encima de uma ribanceira ocasionada por um corte no terreno, e que não oferecia segurança técnica para construções deste tipo.

Os entulhos que caíram para dentro da quadra, deixaram aquela praça de esporte sem condições de uso.

A secretaria de esporte encaminhou oficio hoje interditando a quadra para uso da população. 

Segundo informações prestadas ao Blog o convenio com o municipio ainda está inadiplente. 





Campanha Dia ‘D’ Contra a Dengue percorreu as ruas da cidade



A Secretaria de Saúde de Sta. Luzia do Paruá está mobilizou toda a equipe de trabalho,  e realizou ontem(19) a Campanha Dia D Contra a Dengue iniciou as 8:30h, a concentração começou em frente a Secretaria de Saúde. A mobilização foi feita com a participação dos Agentes de Saúde, Agente de Endemia, e demais profissionais da saúde. Um grande número de pessoas,  com faixas e cartazes e carros de som participaram da campanha de conscientização da população, para que possam ajudar no combate à  prevenção  da dengue agora no inicio do período chuvoso; por causa do acúmulo de água em recipientes de plástico, pneus velhos, entre outros, facilitando a proliferação do mosquito transmissor da doença.

A ação faz parte de uma série de providencias relacionado à saúde preventiva do município com distribuição de materiais educativos.     

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Telefone celular volta a funcionar


Depois de uma pane geral nos celulares deixando a cidade sem comunicação, ocasionado pela queda de uma raio sábado as 14:00h, a central de telefonia móvel localizado na Rua do Sol foi restabelecida ontem as 19:30h, .
 A equipe técnica de plantão da operadora trabalhou firme para substituir os equipamentos que foram danificados

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Sinal de celular da Oi sumiu


Depois de um trovão muito forte, com a queda de um raio, o sinal da operadora Oi sumiu dos celulares, deixando a população de Sta. Luzia do Paruá sem comunicação telefonica desde as 14:00h.

Os consumidores aguadam providencias.

O mundo toma um susto...

O mundo ficou assustado ontem mais uma vez. Durante a semana o mundo não falou em outra coisa, se não na renuncia do Papa. De repente ontem um meteoro irrompeu os ceus da Russia provocando pânico nos moradores de uma cidade, causando uma explsão incandecente provocando estragos a uma velocidade de  54 mil km por hora. Uma grande bola de fogo cruzou os ceus daquela região do mundo, em seguida ouviu-se uma grande explosão. Cerca de 900 pessoas ficaram feridas com queimaduras e por estilhaços de vidros de janela e portas dos prédios. Quem viu imaginou que fosse o fim do mundo.
O pequeno meteoro explodiu antes de tocar o solo,

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

“Carnaval é uma questão de cultura”, afirmou a prefeita Dra. Eunice ao visitar rapidamente o corredor da folia



Por Chico da Voz

O carnaval 2013 de Sta. Luzia do Paruá realizado pela prefeitura, aconteceu em clima de tranqüilidade. O povo se divertiu pra valer durante os quatro dias de folia. O circuito carnavalesco montado em frente a Agencia do Correio  movimentou a cidade sem problemas.  A polícia militar, polícia civil e a Guarda Municipal mantiveram a ordem e a segurança de quem compareceu para brincar o carnaval num ambiente bem organizado. A juventude Santa-luziense marcou presença, cada um vestindo a camisa do seu bloco preferido, dando um colorido especial no primeiro carnaval organizado na administração da prefeita Dra. Eunice.Neste último dia de folia duas bandas se revezaram, Meu Xodó de Pernambuco e Fogo de Mulher,  fazendo a animação geral  do público com agitação total. O que se observou também foi a presença de muitos foliões vindo dos municípios vizinhos. 

A prefeita Dra. Eunice Damasceno acompanhada pelo o seu esposo o Dr. Harolfran Melo, assessores e secretários, visitou rapidamente ontem as 23:150h, o corredor da folia e falou ao grande público presente ontem no último dia de festa, reafirmando que carnaval é uma questão cultural do povo, e desejou muita paz e tranqüilidade a todos, recebendo naquele momento  o aplauso dos foliões; agradecendo também o trabalho da equipe de organização comandada pelo Secretário de Administração Vandersom Bayma e a Coordenador de Cultura Francisco Monteiro.

O carnaval de STa. Luzia do Paruá este ano trouxe uma novidade, o revezamento das carretinhas de som em locais diferentes conforme o gosto dos foliões, ou fazendo arrastão.
PREFEITA DRA EUNICE FALA AO PUBLICO PRESENTE NA ULTIMA NOITE DO CARNAVAL
CHICO DA VOZ, WANDERSON, PREFEITA DRA EUNICE, DRº HAROLFRAN E FRANCISCO MONTEIRO

MUITA GENTE BONITA 

EQUIPE DA SAUDE DISTRIBUIU PRESERVATIVO
Prá relembrar