segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Homem foi baleado no posto de moto-taxi em frente a Rua do Sol





Agora pouco, por volta das 18:00h, Um  homem que estava em um carro tipo prisma cor preto, parou bruscamente em frente ao posto de moto-taxi, em frente a saída da Rua do Sol   , no centro da cidade,  sacou a arma e abriu fogo contra um rapaz de aproximadamente 30 anos, que estava montando em um moto taxi. Não houve discussão entre os dois. Um dos tiros acertou a cabeça dele. 

Ninguém conseguiu identificar quem é o homem baleado. Segundo informações de populares, o elemento que atirou estava mascarado, e evadiu-se do local.

A vítima foi levado com vida para o Hospital Sta. Luzia, onde recebeu os primeiros socorros, e em seguida foi levado para Governador Nunes Freire.

sábado, 28 de setembro de 2013

Programa A Voz da Juventude estreou hoje na Rádio Digital com boa repercussão



 


Hoje, sábado as 11:00h da manhã foi dia de estréia do programa A Voz da Juventude na Rádio Digital FM 87,9. O programa foi idealizado pela recém criada Secretária da Juventude de Sta. Luzia do Paruá,  tem uma  hora de duração, e tem como apresentador o jovem talentoso João Costa; um jovem que sempre está envolvido com os movimentos jovem da região do Alto Turí. O programa tem seu conteúdo voltado para as questões e temas de grande importância ligados ao movimento jovem, em todos os aspectos; entrevistas, cultura, política, participação popular e variedades do mundo jovem.

Os meios de comunicação, principalmente o rádio, têm grande poder penetração popular, e este tipo programa estava faltando há muito tempo, nas emissoras de Sta. Luzia do Paruá, haja vista que temos um grande número de jovens. Pensando nisso, a Rádio Digital, de forma inteligente preencheu essa lacuna na comunicação local colocando um programa segmentado para a nossa juventude, afirmou o radialista Chico da Voz, ao comentar sobre o programa com o diretor da emissora Wilson Brito.

Durante a estréia hoje, o programa recebeu inúmeras mensagens de texto e telefonemas, de pessoas manifestando apoio e parabenizando a emissora por esta iniciativa, superando todas as expectativas da produção do programa com boa audiência no horário.

O programa é semanal.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PF investiga mais de 90% das cidades do MA por desvios de verbas




Segundo o delegado Luís André, fraudes justificam baixo IDH de municípios.
Maranhão é o Estado com maior número de crimes de agiotagem do país.

A Polícia Federal investiga mais de 90% dos 217 municípios maranhenses por crimes como desvio de resursos e fraudes em licitações. A afirmação é do delegado Luís André Almeida, que coordena a Operação Cheque em Branco, desencadeada nesta sexta-feira (27), no Estado. "Fazendo uma projeção bastante ‘otimista’, algo em torno de 90% dos municípios do Maranhão possui uma investigação em curso, o que revela um quadro muito triste em nosso estado e que justifica o baixo IDH do Estado. Em números absolutos, é o Estado com o maior número de crimes dessa monta. Conseguimos superar São Paulo”, afirmou Almeida. Segundo ele, aproximadamente 700 inquéritos apuram denúncias dos dois tipos de crimes.
Nesta sexta, 10 pessoas, entre ex-prefeitos, ex-secretários e empresários, estiveram na Superintendência da PF em São Luís, para prestar esclarecimentos sobre nvestigações realizadas durante a operação. Foram apresentadas provas dos desvios de dinheiro de sete municípios: Arari, Serrano do Maranhão, Pedro do Rosário, Paulo Ramos, Cajapió, Vitória do Mearim e Turilândia. Os sete ex-prefeitos foram ouvidos.
"Esses gestores contraíam dívidas durante as eleições para ascender ao cargo púbico, com quadrilha de agiotas. O pagamento era feito com fraudes licitatórias, por meio de repasses federais, municipais e outros constitucionais. O que era mais estarrecedor é exatamente o modo de pagamento, que era muito peculiar. Muitos repassavam cheques em brancos, assinados, ou guias de saques em brancos, o que possibilitava à quadrilha uma verdadeira gestão dos recursos do município pela quadrilha. Era uma verdadeira transferência de responsabilidades", disse o delegado.

Agiotagem

A Polícia Federal confirmou, nesta sexta-feira (27) que 32 prefeituras do Maranhão estão sendo investigadas por desvio de recursos federais comandados por quadrilhas de agiotas. "Sete ex-prefeitos foram intimados. As outras 25 investigações prosseguem, a um ritmo que é muito peculiar a essas investigações, pois envolve análise de contas, sigilos fiscais, movimentações bancárias. É preciso que se aprimorem para que no momento certo possamos intimar todos os envolvidos".
Os ex-gestores vão responder pelo crime previsto no decreto lei nº 201, que é um crime de responsabilidade de prefeitos, que trata de desvio de recursos públicos. "A devolução espontânea dos recursos desviados me parece que não é clara, mas a polícia e os órgãos de controle vão fazer seu trabalho para que seja feita a recuperação desse montante", concluiu.
Fonte: G1 -MA

Presidente Marquinho não aceitou a bagunça e encerrou a sessão





Por Chico da Voz

Hoje por volta de 8:30h cerca 40 pessoas ligadas a entidades civis organizadas, vereadores da oposição, se concentraram em frente ao Hospital Francisca Melo, acompanhados de um carro de som, faixas e cartazes. De lá seguiram numa caminhada até a Câmara Municipal, e ocuparam o plenário, causando certo tumulto e fazendo muito barulho. Os trabalhos da seção tiveram início. O vereador  Ayrton Alencar ainda chegou a se pronunciar, mas o tumulto aumentava ainda mais, deixando os membro da mesa de certa forma irritados. E de acordo com o regimento  interno da  casa, o presidente Marcos Vasconcelos (DEM) encerrou a sessão por falta de condições e até mesmo segurança no local. Os manifestantes não obedeceram aos apelos da mesa diretora para que ficassem em silencio, e a todo o momento aplaudiam, ou davam gargalhadas em tom de provocação.

Os manifestantes estavam reivindicando melhorias nos serviços públicos municipais, entre eles o funcionamento do Hospital do Estado Francisca Melo e a construção do novo matadouro público.

A prefeita Eunice Damasceno, em entrevista a Rádio Digital, hoje, confirmou que todos os esforços estão sendo feitos no sentido de que o Hospital seja recuperado, e reequipado, e que irá funcionar em breve, como hospital de referencia na região. “Estive com o Secretário de Saúde do Estado Ricardo Murad, juntamente com a prefeita Graciélia de Presidente Médice, na semana passada, agilizando este pleito para o nosso município, como prioridade número um; outro caso que temos agilizado é a questão da construção do novo matadouro, obra de suma importância para nosso município, entre outras demandas; como por exemplo: a recuperação das estradas vicinais” , concluiu.  

quinta-feira, 26 de setembro de 2013



Novos partidos atraem 50 deputados e aliança governista é a mais afetada

Criação do Solidariedade, de perfil oposicionista, e do PROS, que deve ir para a base de Dilma, agita o Congresso e 10% da composição partidária pode ser modificada; PT e PMDB se articulam para votar logo restrição à criação de novas legendas.


A criação de dois novos partidos, Solidariedade e PROS, promete desencadear migrações envolvendo até 50 deputados - cerca de 10% da composição da Câmara - e afetar sobretudo partidos da base governista. Diante da agitação no mercado eleitoral, PT e PMDB já trabalham para tirar da gaveta o projeto que inibe a criação de novas agremiações. O objetivo dos dois maiores partidos governistas é fechar a brecha na regra da fidelidade partidária criada pelo Judiciário.
Ontem quarta-feira, 25, no primeiro dia após o surgimento, as duas novas siglas já divulgavam 33 adesões. Pela regra atual, o parlamentar que ingressar num partido recentemente criado não poderá ter o cargo questionado pela legenda que o abrigava anteriormente. As negociações políticas dos novos partidos envolvem divisão de tempo de TV em campanhas eleitorais e recursos do fundo partidário.
Criado pelo deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, de saída do PDT, o Solidariedade tem viés oposicionista no plano federal, devendo se alinhar a Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014. O PROS, por sua vez, tem como presidente Eurípedes Júnior, um ex-vereador com passagem por cinco pequenos partidos, e deve integrar a base aliada a Dilma no Congresso. Nos estados, porém, ambos fazem composições com governadores e lideranças da base e da oposição.
A legenda comandada por Paulinho divulgou ontem a adesão de 23 deputados - sendo um deles suplente -, e um senador, Vicentinho Alves (TO), que vai deixar o PR. Em reunião realizada em um hotel na tarde de ontem 18 deles já discutiam a forma de ampliar a bancada e fazer um arrastão de filiações também nos Estados. Estiveram na local nomes como Manato (PDT-ES), Wladimir Costa (PMDB-PA), Armando Vergílio (PSD-GO) e Fernando Francischini (PEN-PR). O prazo para troca de legenda para quem quer se candidatar em 2014 termina em 5 de outubro.
O PROS informou ontem a adesão de 10 deputados federais, entre eles Vicente Arruda (PR-CE), Givaldo Carimbão (PSB-AL) e Ademir Camilo (PDT-MG). O partido vive a expectativa de filiar o governador do Ceará, Cid Gomes, de saída do PSB. Com isso, pode receber a filiação do atual ministro Leônidas Cristino (Portos).
De acordo com as listas divulgadas pelas legendas, o PDT é quem mais sofre com a migração na Câmara. Dos 26 deputados, 6 iriam para Solidariedade e 2 para o PROS. O PR é outro que deve ter baixas significativas, perdendo 6 de seus 38 deputados. O PMDB aparece na sequência, com cinco perdas. Na oposição, PSDB, DEM e PPS devem ter a saída de dois deputados cada. O PSB, que anunciou a saída do governo Dilma pela candidatura de Eduardo Campos, também tem 2 baixas.
Ala dos insatisfeitos. A criação de novos partidos é a principal porta de saída para parlamentares insatisfeitos porque neste caso eles mantém seus mandatos e ainda carregam consigo tempo de televisão e recursos do fundo partidário. No caso do horário eleitoral, a estimativa é que cada deputado represente 2,5 segundos em cada bloco da propaganda durante as eleições. Por este cálculo, o Solidariedade nasceria com um capital de quase um minuto.
Em relação ao fundo partidário, a divisão é feita com base nos votos recebidos nas últimas eleições, mas a estimativa é que a legenda de Paulinho tenha mais de R$ 10 milhões a receber a partir do próximo ano.
A movimentação pode ter ainda outro ingrediente na próxima semana, caso o Tribunal Superior Eleitoral autorize a criação da Rede Sustentabilidade, partido que a ex-ministra Marina Silva tenta criar para disputar a Presidência.
As migrações em série devem apressar a votação da proposta que inibe a criação de novas legendas. Aprovado na Câmara, o projeto encalhou no Senado após disputa entre o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. O ministro do STF Gilmar Mendes achou casuísmo a votação que prejudicaria os planos de Marina. Agora, PMDB e PT veem na medida a única forma de evitar a repetição do quadro de infidelidade. "Vou pedir a votação em urgência", disse o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE). "O PT apoia a votação depois do dia 5 de outubro. É necessidade do País", emendou o líder do PT, Wellington Dias (PI).

Fonte:  uol