segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Quase 100 mil familias podem perder o Bolsa Familia no MA.

Um balanço parcial do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) aponta que 96.399 mil famílias maranhenses, beneficiárias do Bolsa Família ainda precisam atualizar seus dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Essas famílias, que estão há mais de 24 meses sem atualizar suas informações, têm até o dia 13 de dezembro para fazer a revisão cadastral, ou terão o benefício bloqueado a partir de janeiro de 2014.

A informação com os dados foram divulgados na última sexta-feira (25/10), assim como o total de famílias que ainda precisam atualizar seus dados cadastrais em todo o país. De acordo com o balanço parcial do MDS, 1,2 milhão de famílias estão com cadastros desatualizados em todo o território nacional.

“O gestor precisa das informações atualizadas para verificar se a família está atendendo as regras do programa e recebendo de acordo com a situação atual, pois existem casos em que a família poderia até estar recebendo outros valores”, explica a coordenadora geral de Concessão e Administração de Benefícios do MDS, Caroline Paranayba.

Orientações

Todas as famílias que precisam fazer a revisão receberam cartas do MDS, alertando sobre a necessidade de atualizar os dados. Essa mesma mensagem aparece também no extrato de pagamento do benefício. Quem recebeu a mensagem deve procurar a gestão do Bolsa Família em seu município. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também são locais onde as pessoas podem se informar sobre o assunto.

“O responsável familiar deve levar essencialmente o CPF ou o titulo eleitor, comprovante de residência e informações das crianças que estão na escola. Para os demais membros da família, é importante levar ao menos um documento oficial de identificação, como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG ou carteira de trabalho”, diz Caroline Paranayba.

A revisão cadastral visa garantir a qualidade das informações cadastrais das famílias atendidas pelo Bolsa Família, além do cumprimento das regras do Programa nas áreas de saúde, educação e assistência social. Com as informações atualizadas, é possível avaliar as condições de recebimento dos benefícios e atender com mais eficiência a população em situação de pobreza em todo o país.

Seleção de Sta. Luzia do Paruá vence mais uma, e segue no Intermunicipal 2013




Por Chico da Voz

Ontem as 16:00h no Estádio Mangueirão em Nova Olinda do Maranhão, a Seleção de Futebol de Sta. Luzia do Paruá, venceu mais uma partida, e segue no Intermunicipal 2013. Mesmo não apresentando bem no primeiro tempo, a Seleção de Sta . Luzia eliminou a Seleção de Godofredo Viana pelo placar de 2 x 0 , com gols de Gerlan camisa 7 e Gato camisa 19, marcando no finalzinho do segundo tempo.

A Seleção de Sta. Luzia estava irreconhecível no decorrer do primeiro tempo e apenas se defendia, dos insistente ataques da Seleção de Godofredo Viana; mas aos poucos foi aproveitando as oportunidades. O atacante Maninho não estava em um dos seus melhores dias.

Walace da Seleção de Sta. Luzia e Francinei da Seleção de Godofredo Viana foram expulsos aos 34 minutos do segundo tempo.

A Seleção Luziense agora vai enfrenta a Seleção de Itapecurú, que perdeu sábado para a Seleção de Maracaçumé, em Presidente Médice.

O técnico Milton agora começa a preparação da Seleção de Sta. Luzia, para a partida contra Itapecurú no próximo sábado as 16:00h com transmissão pela Radio Digital FM.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Prefeitura de Sta. Luzia do Paruá incentiva piscicultura


Aula prática: Dr. Jucélio Orienta piscicultor



Uma parceria entre o SEBRAE e a Prefeitura de Sta. Luzia do Paruá através da Secretaria de Agricultura, possibilitou a realização do Dia de Campo, que movimentou os criadores de peixe da região das Quadras. Um grupo de35 piscicultores se reunirão hoje pela manhã na residência do Sr. Ozirio na quadra 24, onde estão localizados vários tanques com milhares de Tambaquis, Curimatá e Tilápia, em sua propriedade, local que está sendo utilizado para ministrar o trabalho prático dos técnicos do SEBRAE;  técnicas de manejo, que vai desde a preparação dos tanques até o período de engorda do peixe.

Pela manhã, o engenheiro agrônomo Jucélio Fernandes proferiu palestra, sobre técnicas de oxigenação da água, dando detalhes como proceder no sentido de desenvolver a piscicultura em escala comercial sem prejuízo.
 
trabalhadores recebem orientação sobre piscicultura

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Farmácias básicas do município: Muito remédio.

As Farmácias Básicas do Município tem uma grande variedade de medicamentos, para o atendimento da população que procura diariamente, em vários Posto de Saúde.

Dilma virá ao Maranhão.




A presidente Dilma Rousseff fará mais uma viagem ao Maranhão, na primeira quinzena de novembro.
Dessa vez, ela participará de um evento com alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mantido pelo governo federal em todas as unidades da Federação.

A terceira vinda de Dilma ao Estado estava agendada, inicialmente, para a próxima sexta-feira (25), mas a data foi remarcada devido a outros compromissos da presidente. (Com informações do Imirante)

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Os heróis da classificação

A heroica Seleção de Futebol de Sta. Luzia do Paruá, que venceu de virada a forte seleção de Nova Olinda, pelo placar de 2 x 1, no último sábado, num jogo dramático em que a seleção de Nova Olinda precisava vencer, e perdeu. Dia amargo para a o futebol novolindense, desclassificada do intermunicipal 2013. Sta. Luzia do Paruá, com toque de bola envolvente em nenhum momento se intimidou, mesmo jogando na casa do seu principal adversário. Os jogadores de Nova Olinda sairam de campo cabisbaixo no estádio Mangueirão.
Parabens aos atletas da Seleção. 

sábado, 19 de outubro de 2013

Seleção de Sta. Luzia quebra tabu e arranca vitória de virada



Por Chico da Voz

A Seleção de Futebol de Sta. Luzia do Paruá, jogando hoje as 16:00h, no Estádio Mangueirão em Nova Olinda do Maranhão, venceu de virada, quebrando um tabu de 15 anos sem vencer na casa do adversário diante de sua torcida.

 O jogo foi muito movimentado, numa partida eletrizante, em que a Seleção de Nova Olinda precisava ganhar o jogo pra continuar no Campeonato Intermunicipal; para eles só a vitória interessava,  mas,  perderam de 2 x 1 para a Seleção de Sta. Luzia do Paruá, que conseguiu vencer o seu grande adversário na competição. A Seleção de Nova Olinda estava cheia de jogadores de São Luiz e Pindaré, mas mesmo jogando em casa diante de sua torcida, não conseguiu intimidar a Seleção de Sta. Luzia do Paruá, que com um bom toque de bola, e entrosamento dos seus jogadores, somente com a prata de casa, fez bonito num jogo de mata-mata.

Os gols foram marcados por Leonardo aos 22 minutos, pela Seleção de Nova Olinda; Welington marcou e empatou aos 36 minutos ainda do primeiro tempo. No segundo tempo numa bola sobrada, o atacante Maninho virou o jogo aos 34 minutos. A Seleção de Nova Olinda, ainda tentou reagir, mas a Seleção de Sta. Luzia do Paruá conseguiu segurar e administrar o resultado até o final da partida. O Goleiro Tiago foi um dos grandes nomes da partida, conseguido fazer defesas difíceis no segundo tempo.

O jogo era considerado difícil por toda a crônica esportiva, mesmo porque a Seleção de Nova Olinda, até então era considerada imbatível jogado em casa.

Jogo difícil, mas não impossível, afirmavam os jogadores de Sta. Luzia do Paruá, minutos antes da partida.

 Com este resultado a Seleção de Nova Olinda do Maranhão está desclassificada.

Classificada, a Seleção de Sta. Luzia do Paruá agora vai aguardar o sorteio, pra saber quem será o seu próximo adversário na segunda fase.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A IMAGEM DA SEMANA: O ex-prefeito Ryod em conversa com a prefeita Eunice

O que será que eles conversaram?
A cena aconteceu durante a inauguração do novo Forum de Sta. Luzia do Paruá. O ex-prefeito Ryod conversou com a prefeita Eunice reservadamente.

Horário de Verão começa neste domingo

Horário de verão começa domingo. Os relógios serão atrasados em uma hora nestas região.

Dilma venceria eleições para presidência em qualquer cenário em 2014, diz Vox Populi



Uol



Pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi mostra que Dilma Rousseff venceria em qualquer cenário nas eleições de 2014. Os números, divulgados pela Rede Record, dão vantagem à presidenta na disputa, com o dobro da segunda colocada, Marina Silva (PSB).

Em um dos cenários, a petista chega a 41%, contra 21% da ex-senadora e 19% do ex-governador de São Paulo, José Serra.

Sem Marina, Dilma tem 43%, frente a 20% do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e 10% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).
Quando o candidato tucano é Serra, Dilma fica com 42%, frente a 21% do postulante derrotado em 2010 e 12% de Campos.

Com Marina e Aécio na disputa, Dilma tem 41%, contra 23% da ex-ministra do Meio Ambiente e 17% do senador.

Nas simulações de segundo turno, Dilma faz 47% a 27% sobre Aécio e tem o mesmo resultado contra Serra. Frente a Marina, a petista fica com 46% a 31%, e atinge maior vantagem contra Eduardo Campos, com 48% a 23%.

O Vox Populiu ouviu 2.500 pessoas entre os dias 11 e 13 de outubro em 179 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Os dados do Vox Populi divergem dos apresentados pelo Datafolha no último fim de semana. A pesquisa do instituto do jornal Folha de S. Paulo indicou vitória no primeiro turno para Dilma apenas no cenário contra Aécio Neves e Eduardo Campos, com 42% da petista, 21% do senador e 15% do governador.
Com Marina Silva pelo PSB e José Serra pelo PSDB, Dilma fica com 37%, contra 28% da ex-ministra do Meio Ambiente e 20% do tucano. Quando Serra dá lugar a Aécio, a petista sobe a 39%, Marina chega a 29% e o senador tem 17%. No último cenário testado pelo Datafolha, a presidenta tem 40%, contra 25% de Serra e 15% de Campos