domingo, 5 de janeiro de 2014

Morre em São Luiz Francisca Alves de Melo (Dona Chiquinha), mãe do ex-prefeito Harolfran Melo



Chico da Voz

Faleceu hoje as 7:00h no Hospital Procárdio em São Luiz, Francisca Alves de Melo – a Dona Chiquinha – nome pelo qual era mais conhecida em Santa Luzia do Paruá. Ela é mãe do médico Harolfran Alves de Melo, ex-prefeito, e esposo da prefeita Eunice Damasceno. Dona Chiquinha prestou relevante serviço na saúde do município, sempre ao lado do filho Harolfran no hospital Santa Luzia, de propriedade dele.

Os dois foram pioneiros no atendimento médico local, na década de 80, em meio a grandes dificuldades na questão saúde; pois na época Sta. Luzia ainda não tinha energia elétrica, e muitas vezes Dona Chiquinha, que era enfermeira profissional e o filho Dr. Horolfran, tiveram que fazer atendimentos de urgência, à luz de lamparina. Ela foi uma das grandes colaboradora da saúde santa-luziense. Foi um começo cheio de desafios. Algum tempo depois ela e o filho construíram o Hospital Sta. Luzia. 

Era uma pessoa de origem humilde. Ficou viúva ainda nova, com os filhos pequenos para criar na região de Pedreiras. Ela não teve outro casamento. Mulher resoluta e de temperamento forte. Trabalhou arduamente para formar os filhos em medicina, esse era seu grande objetivo de vida, que ela viu se cumprir. Isso antes de vir para Sta. Luzia do Paruá, na epoca um povoado ainda pertencente ao município de Turiaçú. 

Com o filho Harolfran, apesar de ser um pouco rebelde, ela sempre teve um carinho especial, e quase sempre estava próximo dele.

Ela residiu em Sta. Luzia do Paruá durante 20 anos. Por causa da idade teve que ir morar em São Luiz, onde reside a filha Mirian, e o filho deputado Arnaldo Melo, atualmente presidente da Assembléia Legislativa do Estado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário