quinta-feira, 24 de julho de 2014

Quem é quem no cenário político de Santa Luzia do Paruá nas eleições de 2014


Por Chico da Voz

Depois de baixada a poeira e ter diminuído a ressaca das eleições municipais de 2012, eis que novamente estamos diante de uma nova campanha eleitoral. Desta vez para eleger deputado, senador, governador e presidente da república. Mesmo que ainda de forma muito tímida, por conta da copa do mundo, e o eleitor ainda de mau humor por causa da derrota  para a poderosa Alemanha, a campanha começa a dá seu primeiros sinais.


Em Santa Luzia do Paruá as discussões começam a dominar as rodas de conversas. Nos bastidores, já dá pra se perceber que a disputa local vai ser acirrada. Os tradicionais grupos políticos no poder e fora dele, (Situação e oposição), ainda não se mobilizou. Alguns dizem que é muito cedo, e preferem manter discrição pra evitar a turma do pede-pede.   
 Detalhe: o eleitor tá bem esperto.

Novas frentes

Neste momento que está começando a campanha eleitoral 2014, alguns fatos  têm chamado à atenção em Santa Luzia do Paruá: a formação de 3 novas frentes políticas.


O vice-prefeito Dez Ano que até bem pouco tempo, se auto-proclamava como liderança dos pescadores, agora enfrenta uma divisão. Colônia e Sindicato dos Pescadores tomaram rumos diferentes. Diante de um forte desentendimento com as lideranças de seu partido PRB, que tem à frente o deputado federal Kleber Verde presidente do Diretório Estadual; que lidera o movimento da pesca em todo o estado, Dez Ano perdeu o partido, e por consequência, o Sindicato está formando uma nova frente politica dos pescadores no município.  Mesmo assim ele garante que seus candidatos serão os mais votados por aqui.

Esse novo grupo é liderado por Laercio Cardoso presidente do Sindicato dos Pescadores do município, e a esposa Paula Cardoso, principal articuladora da linha de frente dos Irmãos Verdes, Kleber e Junior em Santa Luzia do Paruá. Eles já começaram a mobilização de campanha, e nos bastidores estão chamando de "Grupo da Paula" .

A terceira nova frente está sendo formada por Vandersom Baima, ex-secretário de administração, que vem  articulando a formação de um grupo que vai apoiar João Marcelo para deputado federal, filho do senador João Alberto(PMDB).

A prefeita Eunice Damasceno está apoiando o deputado Sarney Filho e a filha do deputado Arnaldo Melo, Nina Melo.

O ex-prefeito Nilton Ferraz provavelmente vai dividir apoio entre Stenio Resende e Josimar.

O eleitorado de Santa Luzia do Paruá anda meio ressabiado ou frustrado, com o que eles chamam de “grupo político velho”.  Pensando desta forma, os novatos tendem a levar vantagem. 
A leitura ótica momentânea do pensamento do eleitor,  sinaliza para renovação.
Pelo que se ver por aqui, a disputa  vai ser voto a voto. Mesmo que ainda bem distante, todas as articulações e a resposta das urnas, apontam para a montagem dos palanques de 2016. Para alguns cardeais da política local, esses movimentos podem não ter importância, mas vale lembrar que toda divisão significa enfraquecimento.

Dentro deste cenário na política santa-luziense , ainda tem Hemetério, Josimar, Rubens Júnior, Stenio Rezende, etc...etc...etc...  Isto sem falar nos “furão” que vão aparecer.

Está aberta a temporada de caça ao voto.

Durma-se com um barulho desses ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário