domingo, 7 de setembro de 2014

IMAGEM DO DIA: Indios queimam caminhão madeireiros em suas terras

O conflito entre madeireiros os índios kapoo na região do Alto Turí, ja vem se arrastando há alguns anos. Há pouco mais de 20 dias um grupo de indios armados de facão, espingardas e paus, fizeram refens alguns madeireiros dentro da reserva, nas proximidades do município de Centro do Guilherme e Centro Novo; queimaram 3 ou 4 caminhões (o número preciso não foi divulgado). Vários trabalhadores foram espancados violentamente, alguns tiveram braços quebrados e ferimentos diversos. Só agora, esta semana que passou o assunto foi notícia na imprensa nacional. (foto: REUTER).
Ainda de acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, os índios estão prometendo um novo ataque esse mes de setembro.
Aqui na região muitas pessoas sabem de todo o ocorrido, mais temendo represália, evitam comentar o assunto.
Não resta dúvida de que a situação é tensa dentro da reserva indígena kapoo.
A reserva indigena tem sido constantemente invadida por madeireiros, e os índios tomaram a iniciativa de organizar um milícia que vive embrenhada dentro da mata, comandada por um líder que eles chamam de Itahun. Moradores das proximidades da reserva, chegam a afirmar que a qualquer momento pode acontecer vários assassinatos, tanto de índios como de madeireiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário