quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A IMAGEM DO DIA: Os trabalhos de asfaltamento da Avenida João Morais de Sousa

    Serviços de asfaltamento da Avenida João Morais de Sousa, que está sendo realizado pela prefeitura de SANTA LUZIA DO PARUÁ em parceria com o estado,  continuaram por todo o dia de hoje.

PENAIC realiza I Seminário amanhã

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Paruá e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, por meio da SEMEC, e sua equipe de coordenadores pedagógicos, realiza amanhã as 14:00h seu primeiro encontro, no salão nobre do Colégio Cleobeto de Oliveira Mesquita. O evento vai mostrar toda a trajetória de implantação do programa no município.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Genilde Campanaro é a nova Secretária de Meio Ambiente do Estado




 A Indicação foi do deputado Sarney Filho.

E deu mesmo o esperado: a técnica Genilde Campagnaro foi nomeada hoje (28) como substituta de Victor Mendes (PV) na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A posse deve ocorrer amanhã.

Técnica concursada da pasta, ela é indicação direta do deputado federal Sarney Filho (PV).

A confirmação foi apressada depois de membros do PEN, partido da base da governadora Roseana Sarney (PMDB), terem demonstrado interesse no posto.
jota“A Secretaria de Meio Ambiente tem tudo a ver com as diretrizes do nosso partido. Sabíamos que o deputado Victor Mendes iria se afastar da pasta para as eleições e já conversamos com o secretário João Abreu sobre o assunto. O PEN tem quadros com condições de dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido. Estamos aguardando uma resposta, pois sempre estivemos na base governista e queremos um espaço maior”, disse o deputado, em entrevista ao jornalista Jorge Aragão.
Mas o deputado já chegou tarde. E, pelo visto, não é agora que vai aumentar o espaço do PEN…


terça-feira, 28 de janeiro de 2014

FIQUE SABENDO: Municípios do Maranhão entre os piores para se viver





O quesito qualidade de vida ainda apresenta uma realidade distante para os maranhenses. O site Indicadores Internacionais de Desenvolvimento Humano (UNDP), que apresentam um ranking das melhores e piores cidades do país para se viver, com base no IDHM, apresentou vinte cidades maranhense como algumas das piores do Brasil (Fernando Falcão,Marajá do Sena, Jenipapo dos Vieiras, Agua Doce do Maranhão, Satubinha, Lagoa Grande do Maranhão, São João do Carú, Santana do Maranhão, São João do Carú, Arame, Belagua, Conceição do Lago-Açú. Primeira Cruz, Aldeias Altas, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Pedro do Rosário, São João do Soter, Centro Novo, Itaipava do Grajaú e Santo Amaro do Maranhão) são municípios que constam no ranking negativo.

Embora o IDH não sirva para medir a qualidade de vida propriamente dita de uma cidade ou não, traz índices tripé educação, expectativa de vida e renda per capta,, itens essenciais para traçar a qualidade de vida de uma população.   

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Presos de Pedrinhas tentam fazer um motim agora no final da tarde


Pedrinhas: aqui é o lugar da morte.

Detentos deram início a um princípio de motim no fim da tarde de hoje (23), na Penitenciária de Pedrinhas, local onde 63 presos foram mortas desde o ano de 2013.
De acordo com as primeiras informações, a confusão começou por causa do anúncio de uma revista geral nas celas. Revoltados, os presidiários do Centro de Detenção Provisória (CDP) começaram a bater nas grades e atear fogo em colchões.

A Tropa de Choque da Polícia Militar e a Força Nacional entraram em ação a tempo de controlar a rebelião. Foram apreendidas 40 armas artesanais, aparelhos celular e outros objetos.

A PM informa que a situação está sob controle e que todos os detentos foram colocados nos pátios para o procedimento padrão.

Prefeitura de Sta. Luzia do Paruá inicia asfaltamento de ruas



 
Por Chico da Voz

A prefeitura de Sta. Luzia do Paruá através da Secretária de Obras iniciou hoje, os serviços de asfaltamento de ruas do centro da cidade. O serviço de recapeamento teve início na Avenida João Morais de Sousa, nas proximidades da Praça da Bíblia. O trabalho faz parte de um planejamento definido para este inicio de ano, com a execução de importantes obras no setor urbano, trazendo embelezamento e conforto para a população. Está previsto também a execução nos próximos dias a recuperação de cinco trechos de estradas vicinais no interior, e construção de pontes de madeira.  No Bairro Vila Celeste as duas principais Ruas também serão asfaltada. Ainda dentro do planejamento urbano está previsto o asfaltamento do Bairro Novo (vila Santo Estevão).

“Tivemos muitos problemas de inadimplência do município em 2013, agora estamos continuando os trabalhos com maior intensidade, que a população merece e precisa, cumprindo os nossos compromissos de campanha. O nosso objetivo é oferecer o melhor para a população de Santa Luzia do Paruá”, reafirmou.

Também está em fase de licitação à obra de construção de uma unidade Básica de Saúde no distrito do Paruá, e a recuperação geral e reequipamento do Hospital Estadual Francisca Melo.  

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Prefeita Eunice Damasceno se reuniu com representantes de comunidades da região das Lages



"Não queremos pertencer ao município de Maranhãozinho"; dizem os líderes comunitários.

Por Chico da Voz

A prefeita Dra. Eunice Damasceno visitou hoje a região das lages, o encontro foi realizado as 16:00hs, em uma das salas da Escola municipal Raimundo Rodrigues, no povoado Centro do Chicão. Ela estava acompanhada de alguns secretários e os vereadores Valmir Bispo e Dequinha.
Prefeita Eunice Explica a questão fronteira no mapa

Na oportunidade estiveram presentes cerca de 90 pessoas; vários presidentes de Associações e líderes das comunidades de Centro do Martins, Buraco do Tatú, Quadra Dois Irmãos, Centro do Baixadeiro e Areal. Durante o encontro a prefeita Eunice, ouviu atentamente as reivindicações dos trabalhadores rurais e se comprometeu em atendê-los em seus pleitos.

"Não queremos pertencer a Maranhãozinho"
A pauta da reunião apresentada pela presidente da Associação de Mulheres, dona Rosa Ribeiro, continha vários pontos para discussão. Um dos assuntos mais discutido foi sobre a questão de fronteira entre os municípios de Maranhãozinho e Sta. Luzia do Paruá.  Segundo relato dos moradores durante a reunião, eles se sentem prejudicados com a falta de assistência, e não querem pertencer a Maranhãozinho por que fica muito distante.

A prefeita Dra. Eunice firmou compromisso com os moradores, em lutar pela regularização da situação de fronteira, e atender as demandas das comunidades da região. “Estamos aqui neste momento para somar as nossas forças, e trabalhar pelo nosso município. Esse problema de fronteira depende muito de vocês”, disse ela. Todos os moradores presentes se comprometeram a apoiar a luta.

Ao final do encontro, todos se mostravam satisfeitos com a  presença da prefeita e sua equipe, e agradeceram.