domingo, 31 de agosto de 2014

Cardidatura de Marina gera crise na oposição do Maranhão

A candidatura presidencial da ex-ministra Marina Silva gerou uma nova crise na oposição maranhense. O candidato do PCdoB ao governo – que já estve com Dilma Rousseff (PT), fez caminhada com Eduardo Campos (PSB) e fechou com a candidatura de Aécio Neves (PSDB), agora tenta usar a proximidade da deputada estadual Eliziane Gama (PPS) para se aproximar da nova candidata do PSB.
De acordo com o Blog do jornalista Jorge Aragão, Dino pressiona Eliziane a promover a aproximação entre ele e Marina, mas enfrenta resistências.
Evangélica, com postura política radical, Marina Silva não aceita a aliança com vários partidos ao mesmo tempo e condena a participação do PSDB em vários estados. Mesmo assim, Flávio Dino admite dar as costas para Aécio Neves em favor de Marina.
Mas, além das questões políticas, o apoio de Marina Silva no Maranhão movimenta outras questões: uma delas é a candiatura de Zeluis Lago ao governo. O PPL, ao qual Lago é filiado, tem coligação formal com o PSB em âmbito nacional, o que impediria a aproximação dela com o PSB. “Apoio a candidatura de Marina Silva no Maranhão. E estamos coligados formalmente”, argumenta Zeluis Lago.
Filiada à Rede Sustentável, legenda que não existe formalmente, Marina Silva tem como principal represntante no Maranhão, não Eliziane gama, o ex-secretário Cândido Lima, espécie de secretário-geral do partido a ser fundado a partir de 2015. Este seria mais um empecilho para a aproximação entre Flávio Dino e a candidata, mas, para o comunista, são limites transponíveis.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Igreja Adventista realiza Campal

A Igreja Adventista de Santa Luzia do Paruá realiza neste fim de semana a Campal. O evento acontece uma vez por ano em um local ao ar livre fora da cidade. Sob a liderança do Pastor Arinaldo Garcia o encontro que espera reunir cerca de 1500 pessoas, começa hoje até domingo, no povoado Cajueiro, há 8 km distante da cidade. A Campal é realizada em todos os estados do Brasil, com pregações, palestras, momentos de oração e estudo da Bíblia durante 3 dias.

Polícia Federal investiga 23 municípios do Maranhão

A Polícia Federal investiga 23 prefeituras maranhenses, que mantém contratos irregulares com prestação de serviço de transporte escolar.
A investigação é em conjunto com o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público de Contas e a Controladoria Geral da União (CGU).
A Operação “Dia T – Pau de Arara”, iniciada na última segunda-feira, 25, vem realizando auditoria nos municípios do Estado.
O delegado federal de combate ao crime organizado, Fabrizio Garbi, disse que o desvio não envolve uma rede de criminosos. “Não podemos detalhar investigações em curso, mas há indícios de uma organização para desviar tais recursos”.
A operação concluiu, até o momento, o inquérito em apenas cinco municípios. Entre eles, Cachoeira Grande e São João do Sóter. Foram investigados contratos de 2013 a 2014, na ordem de um total de R$ 9.002.939,62 milhões.
Os responsáveis pela investigação vem ouvindo alunos, motoristas, representantes das empresas contratadas, além da inspeção dos veículos, documentos e contratos de licitação.
O Blog do Luis Pablo foi informado que haverá prisões, após a conclusão de todo inquérito da Operação “Dia T – Pau de Arara”.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Seminário vai reunir prefeitos, governo federal e Ministério Público para discutir Planos de Resíduos Sólidos



 
A Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais (Conaci/BR) - no Maranhão representado pelos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento dos Lagos Maranhenses, do Leste Maranhense, e dos Vales do Turi e Gurupi - realiza no dia 2 de setembro o Seminário sobre Planejamento e Gestão do Saneamento Básico. O evento será realizado na Escola de Governo do Maranhão (Egma), que fica localizada na Avenida Vitorino Freire, nº 1969, Areinha, São Luís.

O evento vai discutir temas como Plano de Resíduos Sólidos; Plano de Saneamento e Gestão Territorial Consorciada. As inscrições serão realizadas no dia do evento. Devem participar assessores municipais como coordenadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto; secretários ou cargos equivalentes, como de Meio Ambiente; de Saúde; de Educação; de Obras e/ou Infraestrutura, entre outros e conselheiros de politicas públicas.

A realização do Seminário sobre Planejamento e Gestão do Saneamento Básico é fruto de uma articulação do Comitê Interfederativo para Elaboração dos PPA’s Territoriais de Consórcios Intermunicipais do Maranhão, composto de órgãos federais como o Fórum de Gestores Federais no Maranhão, composto pelo MDA, Funasa, Caixa Econômica Federal e Fundação Palmares; o Governo do Estado do Maranhão através da Seplan, Egma, Sedes (Cedrus); da Conaci/BR e os consórcios Conlagos, Conturi e Conleste.


Lobão Filho dá largada da campanha em São Luiz

Foi um mega evento político na capital do estado. É assim que está sendo analizado a grande caminhado de Lobão Filho ao lado de sua familia e lideranças políticas, ontem pelas principais Av. de São Luiz, arrastando uma grande multidão.

IMAGEM DO DIA: O centro financeiro do Grupo Pinheirense já está pronto

O edifício sede do Centro Financeiro do Grupo Pinheirense já está pronto para ser inaugurado, e já tem nome: EDIFICIO JOANA CABRAL DIAS.
Uma mais do que justa homenagem a irmã Joana, nome pelo o qual é conhecida por todos. Ela é a mãe do empresário Zequinha que todos conhecem em Santa Luzia como o maior empresário da cidade e da região. Esta é a construção mais imponente da cidade, de arquitetura bem planejada e moderna, que mudou a paisagem urbana da principal avenida do centro.

Um pouquinho da história

Irmã Joana é uma das pioneiras no ramo de comerciante na cidade, juntamente com seu esposo Raimundo Paulo Dias (já falecido); isso foi lá pela década de 60 e 70 no começo do desbravamento do então povoado de Santa Luzia do Paruá, onde as quitandas ou comércio era iluminadas com luz de lamparina. Hoje, já com a idade avançada, Ela sempre foi Mulher de luta e garra ao lado do esposo no dia a dia da criação dos filhos, vinda do povoado Moite, que na época pertencia ao município de Turiaçú. Zequinha ainda bem jovem começou a se interessar pelo negócios da família. O tempo foi passando, e a cidade foi crescendo, e assim nasceu o Grupo Pinheirense, que hoje é um conglomerado empresarial em vários seguimentos de negócios no Maranhão e no Pará que gera cerca de mil empregos diretos e indiretos.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Bloco Camaleão prepara mais um grande evento em Santa Luzia do Paruá

Contagem regressiva para acontecer mais um grande evento social em Santa Luzia do Paruá. O Bloco Camaleão Folia realiza neste sábado(31), pela primeira vez a grande festa Camaleão Verão, com a presença marcante de Mara Pavanelle e Banda diretamente de Fortaleza, para sacudir a juventude, a sociedade Santaluziense e região, na área livre da Feira do Produtor. 
Tudo está sendo organizado com muita segurança. A equipe organizadora comandada pela a presidente Vilma Santos e seu irmão Valderi e Walter, estão tomando todas as providencias no sentido de proporcionar conforto e alegria para todos os participantes. 
O Bloco Camaleão vem atuando em Santa Luzia do Paruá há cinco anos, com um trabalho organizado em todo os sentidos com projetos na área de eventos. A instituição tem o apoio do Ministério da Cultura-MIC; Secretaria de Cultura do Maranhão - SECMA , e o Grupo Empresarial PSIU, que está patrocinando este evento.

Prefeitura realiza I Forúm Municipal de Educação de Santa Luzia do Paruá

A Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Paruá em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, promoverá nos dias 18 e 19 de setembro, o 1º Fórum Municipal de Educação, voltado para toda a comunidade escolar do município. O evento acontecerá no Centro de Ensino Professor Cleobeto de Oliveira Mesquita, localizado na BR 316, km 112, Vila Santo Estêvão.
O Fórum é voltado aos professores da rede pública e privada, alunos, profissionais da área de educação e demais representantes da comunidade escolar. O objetivo fundamental é sensibilizar a sociedade luziense para o processo de criação e implementação do Plano Municipal de Educação decênio 2014-2024.
Os integrantes do Fórum poderão participar das oficinas oferecidas nos dias 18 e 19. O Fórum será promovido em forma de conferência e o credenciamento dos participantes será feito no dia 18 a partir das 7h.
O objetivo é promover um debate em torno do tema “A educação que temos e a educação que queremos”, dentro da qual serão discutidas as seguintes temáticas:
O plano municipal de educação e o sistema de educação: organização e regulação;
Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos;
Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultural, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente;
Qualidade de educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
Gestão democrática, participação popular e controle social;
Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
Financiamento, gestão, transparência e controle social dos recursos
Para a secretária de educação do município, professora Joelma Gonçalves Almeida, PME é de suma importância, pois, estabelece diretrizes, metas e prioridades para a educação municipal visando melhorar a qualidade do ensino oferecido pelo município.
“Salientamos a necessidade da participação da comunidade escolar luziense nesse processo, visto que o documento, quando publicado, se tornará uma importante referência das políticas públicas na área de educação em Santa Luzia do Paruá pelos próximos dez anos”, afirmou a secretária.
O Plano Municipal de Educação – PME do município de Santa Luzia do Paruá decênio 2014-2024, terá a supervisão técnica do professor Milton Alves Pereira Neto, junto a comissão instituída pelo Decreto nº 04 de 18 de fevereiro de 2014, os quais terão a incumbência de trabalhar na implementação e fiscalização da lei que o instituirá.

Alto Alegre recebe Nina Melo e Lobão Filho com grande carreata

Os moradores do município de Alto Alegre do Maranhão foram às ruas no último sábado para receber com festa a grande carreata da candidata Nina Melo 15222, tendo ao seu lado os candidatos a governador Lobão Filho e o seu vice Arnaldo Melo, Gastão Vieira e o deputado federal e candidato à reeleição Sarney Filho (PV).
A maior carreata da história de Alto Alegre em apoio a Nina Melo e Lobão Filho foi comandada pelo prefeito Maninho, com a participação de vereadores e lideranças políticas da região.
Nem o sol escaldante das 13h foi suficiente para afastar as centenas de pessoas que ocuparam a avenida principal de Alto Alegre para ouvir Nina Melo e os candidatos da coligação PRA FRENTE, MARANHÃO. A concentração ocorreu logo após a carreata que percorreu as principais ruas da cidade.

Deputado Kleber Verde intensifica campanha no interior

O deputado federal Kleber Verde (PRB) liderança natural dos pescadores e todo o estado do Maranhão, está intensificando cada vêz mais o ritmo de sua campanha. Por onde passa a caravana verde está mobilizando cada vêz mais um grande número de lideres comunitários, liderança dos pescadores e Sindicatos. Nos municípios, Kleber e Júnior Verde são bem recebidos pela população, para discutirem suas propostas, junto ao eleitorado maranhense. Junior Verde afirma que está muito confiante em sua vitória nas urnas. "Estamos no rumo certo sempre ao lado do povo", afirmou
No último fim de semana, por ocasião da passagem da comitiva do candidato a governador Lobão Filho(PMDB), a equipe do Comitê dos verdes em Santa Luzia do Paruá, participaram ativamente da carreata
com dezenas de carros, apoiando a candidatura Lobão Filho.
Paula Cardoso presidente do Diretório do PRB local também participou do evento com toda a sua equipe.
Os pescadores estão programando um evento político para os proximos dias.

Prefeitura de Santa Luzia do Paruá inicia a contrução de mais três obras

Prefeita Eunice Damasceno vistoria obras da Creche Maria Ilaelce
A prefeitura de Santa Luzia do Paruá através da Secretaria de Obras começou ontem(25), a construção de mais tres importantes obras no setor de educação. Em parceria com FNDE foi iniciado a ampliação e reforma completa da Creche Girasol no povoado Piçarreira do Paruá. Num área ao lado está sendo construido  quatro novas salas, novos banheiros, um novo espaço para as crianças e setor de refeitório. 
Na rua da Mangueira tambem no Paruá, a Creche Maria Ilaelce está sendo ampliada e modernizada. Está sendo construida 8 compartimentos. Novos banheiros, refeitório, àrea de lazer, novas sala para as crianças, e sala de video. 
Ao visitar as obras ontem à tarde, a prefeita Eunice Damasceno, muito animada, conversou com funcionários, conhecendo detalhes de cada obra iniciada. "Quero sempre o melhor para as nossas crianças, por isso estamos modernizando nossas Creches, para dar maior conforto não só para as criança, mais também para a equipe de professores. Estamos sempre buscando o melhor para a educação do nosso município. Esse é o nosso compromisso", concluiu. 
Em conversa com a reportagem do Blog, ela disse que mais novidades está sendo programada em vários setores do município, mais fez segredo sobre o que será. 
A outra obra que tambem foi iniciada é a ampliação e reforma completa da Creche Ceu Azul no povoado Alto do Abel, onde está sendo construida mais 4 novos compartimentos.
  

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Destacamento policial de Santa Luzia do Paruá é destaque em recuperação de veículos roubados

Todo o destacamento policial de Santa Luzia do Paruá está de parabéns, pelos os relevantes serviços prestados no trabalho de recuperação de veículos roubados no Maranhão. De acordo com informação do agente policial Hidelbrando, ao titular do Blog,  e demais agentes, eles receberam um premio por terem sido a equipe policial, que mais se destacou no trabalho de recuperar carros e motos roubadas no Maranhão, e região do Alto-Turí.
Todo o trabalho e rastreamento de veículos suspeitos, é feito através de aplicativos via internet; para que isso realmente funcione na prática, a polícia de Santa Luzia do Paruá, conta com a colaboração da população, pelo sistema wi-fi em algumas áreas no centro da cidade.
Ainda de acordo com o agente Hidelbrando e demais companheiros, de trabalho é feito através de aparelho celular que tem sistema de rastreamento, imediato de qualquer veículo suspeito. Para isto, basta ter um sinal de internet no telefone.
Com essa tecnologia, a polícia de Santa Luzia do Paruá tem sido muito eficiente.

domingo, 24 de agosto de 2014

Lobão Filho Participa da Inauguração do Comitê Central em Santa Luzia do Paruá.


Manhã movimentada hoje(24) em Santa Luzia do Paruá. Muitos foguetes, e a principal Avenida da cidade com muitas bandeiras. Foi o inicio da programação da inauguração do Comitê Central do Candidato  a governador Lobão Filho. Depois do comício de Governador Nunes Freire a comitiva pernoitou em Santa Luzia para participar do evento. Centenas de carros e motos se concentraram no povoado Tres Irmão, e de lá sairam em carreata pela BR 316 até em frente ao comitê ao lado da residencia da Prefeita Eunice Damasceno.
Na oportunidade estiveram presente o deputado federal Sarney Filho(PV), a candidata  Nina Melo, o ex-prefeito Ryod; vereadores, secretários municipais, muitos políticos da região lideranças comunitárias entre outros.
A candidata Nina Melo se emocionou ao fazer referencia sobre a familia Melo, e que tem suas
raíses em Santa Luzia do Paruá, pelo trabalho de seu Tio o Dr. Harolfran e sua avó Francisca Melo na área da saude no município há quase 30 anos. Ela disse ainda que sendo eleita não tem pretensão de substituir seu pai Arnaldo em Santa Luzia, e sim lutar para continuar trabalhando pelo município ao lado da prefeita Eunice Damasceno.
Lobão Filho e Arnaldo Melo reafirmaram o compromisso pela renovação do Maranhão, com mais justiça social e desenvolvimento do estado.
De Santa Luzia do Paruá a comitiva seguiu para Nova Olinda do Maranhão. A noite será realizado um comício em Zé Doca.
Inauguração do Comitê Central













Prefeita Eunice Damasceno fala ao público.



IMAGEM DO DIA: Uma ilha em formato de coração no meio da selva amazônica.

Uma ilha em formato de coração ainda sem nome ou registros de atividades do homem no lugar. Está localizada no rio Juruá, próxima aos municípios Envira e Eirunepé, no Amazonas. Esculpida pelo rio Juruá, que nasce no Peru e atravessa o Acre até desaguar no rio Solimões, foi registrada pelo fotógrafo amazonense Chico Batata.

O que mudou em 20 anos na vida dos brasileiros?

O salário mínimo do brasileiro cresceu 1.017% nesse período, até mais do que a inflação


SÃO PAULO – No mês passado, o Plano real completou 20 anos de existência e tirou o Brasil de uma das maiores hiperinflações da história do País.
De lá para cá, o preço dos principais produtos consumidos pela população alterou bastante: o litro da gasolina custava R$ 0,55, por exemplo, sendo que atualmente, na cidade de São Paulo, a média de preço é de R$ 2,81 (uma diferença de 410%).
No entanto, não significa que o brasileiro perdeu o poder de compra. Vale lembrar que o salário mínimo era de R$ 64,79 em julho de 1994 e atualmente é de R$ 724 – um aumento de 1.017%. Enquanto os preços ao consumidor subiram, em média, 296,87% no período, de acordo com o IPC (índice de Preços ao Consumidor), da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Confira abaixo o preço de 8 produtos em julho de 1994:
1 - Arroz e feijão
O prato mais comum de comida dos brasileiros custava menos de R$ 2. O quilo de arroz custava R$ 0,64 em São Paulo, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e o quilo do feijão saía por R$ 1,11. Hoje, os produtos custam R$ 2,57 e R$ 3,81, respectivamente.
2 - Pão francês
Dados do Dieese mostram que o pão francês saía, em média, por nove centavos cada unidade quando o Real começou a circular. Hoje o pãozinho é vendido por peso, e o quilo está cerca de R$ 9,66 em São Paulo – considerando que uma unidade pese 50 gramas, o pão francês está em torno de R$ 0,50.
3 - Carne (Filé Mignon)
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o preço do filé mignon subiu 438% desde julho de 1994. Atualmente, o quilo pode ser encontrado por até R$ 44,51, logo, é possível estimar que a peça custava em torno de R$ 6,80 hoje.
4 - Churrascaria
Hoje, a churrascaria Fogo de Chão é sinônimo de preço alto: o rodízio no estabelecimento custa R$ 112 por pessoa. Porém, em 1994, a refeição no local saía entre R$ 13 e R$ 24 por pessoa.
5 Ônibus
A passagem de ônibus variava entre R$ 0,29 e R$ 0,54, dependendo da cidade brasileira, em julho de 94. Hoje, as passagens giram em torno de R$ 3.
6 - Combustível
O litro da gasolina estava R$ 0,55, em média, nos postos de São Paulo, enquanto o álcool saía por R$ 0,44. Hoje, a gasolina está R$ 2,81, e o etanol, R$ 1,83, segundo a ANP (Agência nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
7 - Carro (Gol 1.0)
Em 1994, o Volkswagen Gol 1.000 custava R$ 7.243. Já o modelo 2015 custa a partir de R$ 32.490.
8 - Apartamento de três dormitórios
Em 1994, um apartamento de 211 metros quadrados, três dormitórios, varanda com churrasqueira e duas vagas na garagem no bairro do Morumbi, em São Paulo, custava R$ 94.340. Hoje, um imóvel com essas mesmas características custam entre R$ 600 mil e R$ 800 mil.

Seminário vai reunir prefeitos, governo federal e Ministério Público para discutir Planos de Resíduos Sólidos

A Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais (Conaci/BR) - no Maranhão representado pelos Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento dos Lagos Maranhenses, do Leste Maranhense, e dos Vales do Turi e Gurupi - realiza no dia 2 de setembro o Seminário sobre Planejamento e Gestão do Saneamento Básico. O evento será realizado na Escola de Governo do Maranhão (Egma), que fica localizada na Avenida Vitorino Freire, nº 1969, Areinha, São Luís.

O evento vai discutir temas como Plano de Resíduos Sólidos; Plano de Saneamento e Gestão Territorial Consorciada. As inscrições serão realizadas no dia do evento. Devem participar assessores municipais como coordenadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto; secretários ou cargos equivalentes, como de Meio Ambiente; de Saúde; de Educação; de Obras e/ou Infraestrutura, entre outros e conselheiros de politicas públicas.

sábado, 23 de agosto de 2014

Lobão Filho realizou ontem grande comicio em Governador Nunes Freire

Em Gov. Nunes Freire, ontem à noite.
O candidato a Governador Lobão Filho (PMDB) visitou hoje à tarde (23), o município de Presidente Médice, de onde seguiu em uma grande carreata com cerca de 600 carros, passando pela cidade de Maranhãozinho indo até o municipio de Governador Nunes Freire, onde foi realizado agora à noite um grande comício.
A comitiva de Lobão Filho pernoita em Santa Luzia do Paruá onde amanhã as 9:00h , participa de mais uma carreata, juntamente com a prefeita Eunice Damasceno, a candidata a deputado Nina Melo, o deputado Sarney Filho(PV) , o deputado Arnaldo Melo (PMDB) e várias lideranças políticas de Santa Luzia do Paruá e região.
A carreata sairá do Povoado de Tres Irmãos na BR 316, até Santa Luzia do Paruá onde será inaugurado o Comitê Central , na Avenida João Morais de Sousa, ao lado da residência da Prefeita.
Logo após o almoço a comitiva de Lobão Filho seguirá para Nova Olinda do Maranhão e Araguanã. 
A noite será realizado um comício em Ze Doca.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Senador João Alberto visitou ontem o municipio de Santa Luzia do Paruá

O senador da república João Alberto de Sousa(PMDB), mais uma vez esteve ontem em Santa Luzia do Paruá. Ele esteve na residência do Ex-secretário de administração Vandersom Baima, acompanhado do seu filho João Marcelo candidato a deputado federal. Na oportunidade ele participou de um almoço, onde estiveram presente empresários e lideranças comunitárias do município. Durante sua permanência ele aproveitou o momento para avaliar e falar sobre política do estado, e arregimentar forças em torno do nome de seu filho e do candidato a governador Lobão Filho, que estará em Santa Luzia do Paruá neste domingo.
O senador e seu filho estão cumprindo uma agenda de visitação em vários município da região do Alto-Turí.

A "coca cola" que virou citrosuco ontem

O que foi alardeado pela oposição em Santa Luzia do Paruá, com muito foguete e barulhentos carros de som, como uma grande reunião, com grandes lideranças políticas locais e estaduais no Sítio Clube, está sendo considerado nos bastidores da política local como um fiasco. Pelo menos é o que se houve hoje nas rodas de conversa da cidade. Esperava-se a presença de pelo menos mil pessoas, por causa do caráter pomposo que foi dado ao evento. De acordo com informações de quem estava lá, tinha em média 250 a 300 pessoas.

Pelo o que se vê, o povo não foi ouvir o tal homem poderoso da BR.

Podemos concluir que ontem no fiasco do Sítio Clube, a coca cola virou citrosuco ou psiu, e a oposição não está com essa bola toda que imagina que está. Onde estava o povo?

São sinais dos tempos.

Lobão Filho segue firme em campanha pelo interior; neste domingo será a vêz de Santa Luzia do Paruá

No município de Sambaiba
O candidato ao governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB) foi recebido no fim da tarde desta quinta-feira (21), por uma multidão na cidade de Sambaíba, interior do estado. Acompanhado do prefeito da cidade, Raimundo Santana (PRTB), o peemedebista percorreu um longo percurso na cidade em caminhada com milhares de pessoas.
- Essa é a força de nossa gente Lobão Filho, que vai conduzir de forma esmagadora a sua vitória sobre a oposição – anunciou o prefeito Santana.
Após a caminhada, o candidato falou de suas propostas para o município. “Assim como em outros municípios, Sambaíba também precisa da ponte para facilitar o escoamento da produção. Vamos fazer porque o sonho vai deixar de ser sonho e virar realidade”, assegurou o senador, que segue visitando o sul do Maranhão nesta sexta-feira (22).
- Sonhos devem ser sonhados juntos e por isso se tornam realidade, vamos fazer por determinação do nosso próximo governador, um cordão de produção para que nem Sambaíba e nem outro município desse Maranhão sofra mais com isolamento – finalizou Arnaldo Melo.

Campeonato Interbairro de Futisal teve mais um jogo dramático ontem

O Bandeirante
Ontem a bola voltou a rolar ontem as 19:00h  no Ginásio Peliesportivo Desembargador Jorge Rachid, em mais dois jogos dramático pelo Campeonato Interbairro de Futsal de Santa Luzia do Paruá. A luta é pela classificação. A primeira partida foi entre Vila Celeste e Paruá III. A Vila venceu por 7 x 3. Na outra partida entre Bandeirante e São Francisco, o Bandeirante venceu pelo placar de 4 x 2, num jogo que teve lances incríveis do Jogador Mateus sendo destaque da partida.

O Ginásio estava completamente lotado com record de público numa noite de grande movimentação no esporte de Santa Luzia do Paruá.
A prefeitura através da Secretaria de Esporte, vem dando total apoio a realização de todos os campeonatos em todas as modalidades esportivas no município. 
Hoje tem mais duas partidas de tirar o fôlego da animada torcida que fielmente acompanha todos os jogos no Ginásio, entre Monte Dourado e Morro do Quiabo e Duque de Caxias e Tracuá.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

candidato a governador Lobão filho visita Santa Luzia do Paruá

O candidato a governador Lobão Filho(PMDB) e sua comitiva visita o município de Santa Luzia do Paruá neste domingo(24), as 9:30h com uma vasta programação.
Pela manhã, as 7:30h,  carros e motos irão se concentrar no povoado Tres Irmãos, para receber a comitiva do candidato, de  onde sairá uma grande carreata até Santa Luzia, onde percorrerão as principais ruas da cidade; em seguida haverá a inauguração do Comitê Central com um comício ao lado da residência da prefeita Eunice Damasceno.
Na oportunidade estará presente a candidata a deputada Nina Melo, o deputado Sarney Filho, o candidato a senador Gastão Vieira, o deputado Arnaldo Melo, e várias lideranças políticas da região do Alto Turí, e do estado.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Preço do mel bate record em Santa Luzia do Paruá

Com a baixa produção do mel de abelha em outras regiões do pais, o preço do balde de 25 kg. em Santa Luzia do Paruá está custando hoje R$ 175,00  (7,00 o kg), mais poderá aumentar nos próximas horas . Empresas do Sul do país estão na cidade comprando mel. Os apicultores estão bastante animados porque o preço está batendo o record de todos os tempos. Estamos em plena safra na região, com boa florada.
Os apicultores que fazem migração do Piauí este ano trouxeram cerca de 40 mil colmeias, que estão espalhadas em Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do Parua, Presidente Médice, Maranhãozinho, Centro do Guilherme, até o Gurupí, onde a florada é um pouco mais tarde. Isto sem contar com os apicultores locais. 
Só na primeira quinzena de agosto, saíram de de Santa Luzia do Paruá cerca de 200 toneladas de mel.

Um detalhe: todo este mel está sendo exportado para os EUA e Alemanha, através do Porto do Pecem em Fortaleza, como se fosse produzido no Piauí.
Mel levado in naturo para fazer processamento no Piaui; produção é creditada a eles.

Unidade de Saúde de Jacunicaua I já está quase pronta


A Unidade Básica de Saúde do Assentamento Jacunicaua I, já está na fase de acabamentos. Deverá ficar pronta até o final de setembro. 
Outra Unidade Básica de Saúde maior do que esta, será construida no povoado Paruá. A obra está prevista pra começar no próximo mes.
As obras do Hospital Francisca Melo também está em andamento.
De acordo com o cronograma de trabalho, estas são obras de grande importância que está sendo executada na administração da prefeita Eunice Damasceno, para o setor de saúde do município.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Com 21% no 1º turno, Marina empataria com Dilma no 2º


Marina Silva entra na disputa pela presidência com 21% das intenções de voto. Segundo pesquisa do Data Folha ela larga em segundo lugar na corrida presidencial, um ponto a frente de Aécio (PSDB) - o que os coloca em situação de empate técnico - e 15 pontos atrás de Dilma Russef , a candidata a releição pelo PT.

Enterro de Campos é marcado pela comoção

Foi enterrado na noite deste domingo (17), no Cemitério de Santo Amaro, o corpo do ex-governador e candidato à Presidência Eduardo Campos. O sepultamento foi seguido por uma multidão, que acompanhou o cortejo de cerca de dois quilômetros do Palácio do Campo das Princesas até o cemitério, na área central do Recife.
De acordo com a Polícia Militar, somando velório, cortejo e sepultamento, participaram das cerimônias fúnebres cerca de 160 mil pessoas.
Ao chegar ao cemitério, o caixão com os restos mortais de Campos foi colocado em um carro elétrico, que enfrentou bastante dificuldade para atravessar o caminho até o túmulo, devido à multidão. A viúva Renata Campos e os filhos foram dentro do veículo. Durante o percurso, as pessoas jogaram flores, aplaudiram, gritaram “Eduardo, guerreiro do povo brasileiro” e cantaram o hino nacional.

sábado, 16 de agosto de 2014

Deputado Hemetério Weba lança candidatura à reeleição em Sta. Luzia do Paruá


Deputado estadual Hemetério Weba

O deputado estadual Hemetério Weba Filho iniciou nesta tarde de sábado(16), a mobilização de vários carros de som com um intenso foguetório pelas ruas da cidade. Convites foram distribuídos para a população de Santa Luzia do Paruá, para as festividades de lançamento de sua candidatura à reeleição. O evento acontecerá neste domingo(17), as 16:00h em sua residência no Bairro Monte Dourado. Ele está mobilizando todas as classes sociais, lideranças políticas e comunitárias, locais e regionais para este momento de congraçamento e civilidade política intensificando sua campanha; em que ele vem cumprindo um extensa agenda de reuniões em vários município do estado.
No último domingo dia dos pais no município de Maranhãozinho, o que era pra ser apenas uma reunião reservada, de repente se transformou em grande evento político superando todas as expectativas com a presença de cerca de mil pessoas.
O deputado Hemetério é um dos políticos mais conhecidos e popular nesta região. Foi o primeiro prefeito eleito pelo voto direto em Santa Luzia do Paruá, e foi o único ex-prefeito que elegeu o seu sucessor o Dr. Harolfran . Ele também foi prefeito de Nova Olinda do Maranhão, e agora vai tentar o seu terceiro mandato de deputado estadual. Ele é visto como um político que se destaca pela a sua atuação, e ações inovadoras junto ao povo menos favorecido, sempre buscando soluções para os problemas de Nova Olinda e região do Alto Turi entre outras regiões do estado.
Hemetério afirmou ao titular do Blog que, em Santa Luzia do Paruá se sente em casa pra pedir o voto de cada cidadão e cada família, pois ao longo de sua vida pública construiu inúmeros amigos e correligionários, em todos os segmentos sociais, participando ativamente da implantação do município, ainda no início da década de noventa como prefeito.