quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Feliz Ano novo a todos !!!!!

Em 2015 continuaremos com a mesma postura, de um jornalismo dinâmico, competente e atuante, sempre com o compromisso de levar a informação.

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Assaltantes tomam moto no Bairro Monte Dourado hoje de manhã

Dois elementos, armados de revolver, tomaram agora por volta de 6:30h da manhã uma moto de propriedade de um rapaz conhecido pelo apelido de "Seresta". Os larápios seguiram pela estrada da quadra 20. A polícia já foi acionada, e já está no encalço deles. Existe uma informação não confirmada, de que a moto é equipada com sistema automático de travamento; e que os dois elementos foram visto já empurrando a moto, porque já estava travada.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Prefeitura continua com os serviços de asfaltamentos de ruas

Durante todo o fim de semana, e hoje, domingo, as máquinas não param. A movimentação continua. Há 9 dias a Prefeitura de Santa Luzia do Paruá iniciou a pavimentação de todas as ruas do centro urbano da cidade. Ao todo serão aplicados 15 km de asfalto. Pra que está chegando pra passar as festas de fim de ano com a familia, está encontrando uma cidade toda renovada. 

Prefeitura de Santa Luzia do Paruá recebeu mais uma ambulancia

A prefeitura de Santa Luzia do Paruá recebeu durante esta semana mais uma ambulancia nova.
A prefeita Eunice Damasceno sempre empenhada em oferecer à população, melhores condições de atendimento de saúde, conseguiu junto ao governo do estado mais uma moderna ambulancia, toda equipada com o que há de mais moderno para mobilidade e atendimento no transporte de pacientes, quando necessário, para qualquer outro lugar.
O veículo já está a disposição da população.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Presidenta Dilma Rousseff Anunciou 13 novos Ministros.

A nova ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), entrou para o ramo do agronegócio com a morte do marido em um acidente de avião, em 1987. Nascida em Goiânia, ela é formada em psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Atualmente é presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Também do PMDB, o paraense Helder Barbalho assumirá o Ministério da Pesca, substituindo Eduardo Lopes. Barbalho foi candidato, pela primeira vez ao governo do Pará, mas perdeu para Simão Jatene, do PSDB. Segundo mais votado no pleito, o novo ministro é filho do senador Jader Barbalho e da deputada Elcione Barbalho, ambos do PMDB. Ele começou a carreira política há 15 anos, quando se candidatou e foi eleito o vereador mais votado de Ananindeua. Barbalho também foi deputado estadual e, aos 25 anos, eleito o prefeito mais jovem da história do Pará.
No Turismo, permanece o atual ministro Vinícius Lages, que também é filiado ao PMDB e está no posto desde março.
Para o Ministério das Cidades, o indicado foi ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do PSD, que substituirá Gilberto Occhi, mo cargo desde março.
Também foram anunciados os nomes dos futuros titulares da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, do Esporte, George Hilton, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes.
Dilma Rousseff chegou uma hora depois do horário marcado para o evento de confraternização do governo. Quase 40 minutos depois de sua entrada, os carros oficiais de ministros e parlamentares começaram a deixar o local. Os ministros da Fazenda, Guido Mantega, que fica no cargo até 1o de janeiro, da Advocacia-Geral da União (AGU), Luís Adams, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, foram os primeiros a sair.
Em seguida, o vice-presidente Michel Temer deixou o Alvorada seguido por outros ministros, pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), pelos senadores José Pimentel (PT-CE), Acir Gurgacz (PDT-TO), Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) e Gim Argello (PTB-DF) e pelo candidato à presidência da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que é adversário do nome do governo na disputa pela vaga, Arlindo Chinaglia (PT-SP), nas eleições marcadas para o dia 1o de fevereiro.

AJB

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Aos nossos Leitores.


Vice-prefeito Dez Ano discute futuro político com militantes da oposição?

Oposição com semblante de preocupação.
O vice-prefeito Dez Ano aproveitou momentos de folga, no fim de semana que passou, para se reunir com articulistas do grupo de oposição. O encontro aconteceu no salão de reunião do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde estiveram presentes alguns dirigentes do PCdoB, para discutir quais são os próximos passos do bloco de oposição a atual administração. Até ai Nada de mais.

Na atual circunstância no cenário político, fim de ano, o que se tem visto na oposição, é que essa, é apenas uma de muitas reuniões, que tem acontecido em locais esporádicos sem o efeito desejado. De vez enquanto vaza alguma coisa para a imprensa. Outros encontros vem acontecendo secretamente. Mas, o que na  verdade,  Existe hoje muito mais dúvidas do que certeza. Se é que existe certeza de alguma coisa.
Vejamos o seguinte:
A oposição vem sofrendo vários revés. O grande plano deles falhou, e pelo jeito não funciona. Tentaram anular os passos da prefeita Eunice, (entregando em 2013 um prefeitura sucateada e toda inadimplente); , até agora não conseguiram. Ela desarmou todas as armadilhas feita contra ela pelo os seus adversários, e deu a volta por cima.
Agora, Deu um cheque mate e fez a reeleição da Câmara. Tem obras em andamento pra todo lado no
município. Com o fim do governo Roseana, achavam que a prefeita Eunice iria ficar de braço cruzado. De repente deu uma reviravolta assume o governo Arnaldo Melo por quase um mês, seu Cunhado. A prefeita Eunice; pra fechar o ano de 2014 com chave de ouro, está asfaltando a cidade quase toda, surpreendendo a todos.

Um município em Ação

Tudo estava calmo. No dia seguinte, a cidade amanheceu fervilhando de máquinas, caçambas e operários com uma movimentação intensa fazendo pavimentação de ruas e a população admirada.

Eis a preocupação dos caciques da oposição.

   
 

domingo, 21 de dezembro de 2014

Prefeita Dra. Eunice Damasceno visita obra de asfaltamento de ruas do centro da cidade

A prefeita de Santa Luzia do Paruá Dra. Eunice Damasceno visitou hoje(20), pela manhã a obra de asfaltamento da Rua Magalhães de Almeida. Ela estava acompanhada por por sua comitiva, secretários, assessores e o vereador Dequinha, entre outros.
 A obra teve inicio ontem a noite, e deverá continuar em várias outras ruas e a Avenida João Morais de Sousa.
A prefeita aproveitou o momento para conversar com moradores do Bairro Bom Jesus.
Rua Magalhães
"Estamos levando o asfalto para as ruas de nossa cidade, melhorando a trafegabilidade e mobilidade urbana", afirmou.
Ela se mostrou muito animada, e destacou ainda que, durante a campanha a proposta era trabalhar pelo bem do povo, e cuidar da cidade. "O compromisso da nossa administração é levar o desenvolvimento atendendo os anseios de toda a municipalidade. Em 2015 o trabalho vai continuar", concluiu.
Ainda durante a manhã deste domingo, a prefeita Dra. Eunice visitou as obras de construção da estrada da Quadra Imbauba, que já está em fase final de construção.

Último trecho da estrada da Imbauba, já empiçarrado.


Santa Luzia do Paruá em ação ! Prefeitura iniciou ontem a segunda etapa de asfaltamento das ruas da cidade

Prefeita Eunice Damasceno

Começou em Santa Luzia do Paruá desde ontem(20), a segunda etapa dos serviço de pavimentação asfáltica, das principais ruas do centro urbano da cidade.
"Depois do Bairro Novo, agora chegou a vez das ruas da cidade. De acordo com o nosso planejamento, vamos asfaltar agora as Ruas do centro urbano de Santa Luzia antes do inverno. Queremos oferecer maior conforto a população, e melhoramento na mobilidade urbana", reafirmou a prefeita.



sábado, 20 de dezembro de 2014

Agora lascou ! Ladrões mandam recado para a vítima antes de tomar a moto

 Essa é demais !
No interior, mais precisamente na região das Lages, Centro do Martins e adjacências, os moradores vivem em clima de medo. Tres elementos, que segundo informações seriam moradores da quadra 40 já no município de Maranhãozinho, mandaram recado para tres pessoas de Centro do Chicão e centro do Martins, que iriam tomar a moto deles. Um eles seria o trabalhador rural de nome Arcebispo, que que tinha uma moto comprada recentemente.
O proprietário da moto achava que poderia ser brincadeira de alguém. Mas, para sua surpresa os elementos realmente vieram e de arma em punho, cumpriram o prometido: tomaram a moto quando ele estava chegando em casa próximo ao igarapé Dois Irmãos. O caso aconteceu no decorrer desta semana que passou, mas só foi divulgada ontem. A vítima do assalto está em casa amedrontado, e não comunicou o caso à polícia.
Ainda segundo informações, outras duas pessoas também teriam recebido o mesmo recado dos assaltantes. Um outro detalhe, é que os elementos só querem moto nova.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Justiça afasta a prefeita de Bom Jardim

Prefeita Lidiane Rocha
A prefeita do município de Bom Jardim, Lidiane Rocha, foi afastada de seu cargo pelo juiz Raul Duarte Goulart Júnior. O afastamento se deu para que não haja interferência da gestora em investigação de improbidade administrativa na administração municipal.
O afastamento da prefeita, segundo a sentença, tem duração de seis meses. Neste período, a vice-prefeita, Malrinete Gralhada é quem ficará no cargo.
As denúncias contra a prefeita, oferecidas pelo Ministério Publico dizem respeito a irregularidades no sistema de educação infantil, especificamente na merenda escolar e no transporte dos estudantes. Os serviços prestados, segundo o MP, são precários.
A defesa da prefeita já recorreu da decisão. Como não há nova sentença sobre o caso até o momento, Lidiane terá de se afastar do cargo.

Diplomação dos eleitos em 2014 acontece hoje

Hoje, sexta-feira (19), acontece a diplomação dos eleitos, pelo TRE-MA, aos cargos de governador, senador, deputados federais e estaduais.
A diplomação acontecerá no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, às 16 horas.
O TRE-MA entregará os diplomas aos eleitos, assim como os vices e suplentes, receberão diplomas assinados pelo presidente do respectivo Tribunal,  desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho.

E se a Amazônia acabar?

Essa é a grande pergunta no meio científico mundo a fora.
Se a Amazônia fosse desmatada por completo, os problemas climáticos que ausência da floresta causaria para agricultura seriam sentido nos Estado Unidos e até na China, isto sem falar em outros países europeus; os estragos seriam incalculáveis, é o que afirma um novo estudo divulgado recentemente, e que está circulando em gabinetes presidenciais ao redor do mundo.
Esse novo estudo científico, que integra as simulações digitais sobre o clima global realizado na última década, a climatologista Déborah Lawrence, da Universidade de Virgínia (EUA), delineia pela primeira vêz um cenário sobre como seria o Planeta sem as grandes florestas tropicais. 

Reuters

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de medicamentos

Na manhã desta quarta-feira, 17, uma ação conjunta entre Vigilância Sanitária Estadual, Ministério Público e Polícia Civil de Pedreiras estourou uma fábrica clandestina de medicamentos no bairro Seringal.

No local, foi encontrada uma vasta quantidade de embalagens, caixas, rótulos para o fabrico de medicamentos. Gota do Zeca, Charque Verde, Diabetfim, Emagrecim, aguardente da Natuquímica e Cerveja Preta eram alguns dos medicamentos fabricados no local, que não possuía nenhuma condição sanitária para funcionar. Também foram encontrados vários tonéis de álcool e sacos de ervas, bem como máquinas para lacres de embalagens.

A ação foi desencadeada após denúncia de uma empresa piauiense de aguardente que, ao perder mercado na cidade passou a suspeitar dos fatos e denunciou à Vigilância Sanitária Estadual do Maranhão.

A titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pedreiras, Sandra Soares de Pontes, com atribuições na área do consumidor e saúde, participou da ação e alertou à população quanto ao uso dos medicamentos citados como remédios para emagrecer e até para diabetes, que podem causar sérios danos à saúde.

Onde funcionava a fábrica clandestina foi encontrada uma pessoa, que informou que a residência havia sido alugada por um homem identificado como Ronaldo, preso em flagrante no dia anterior, acusado de vender medicamentos falsificados e que ele o havia convidado para trabalhar com naquele local, mas nunca imaginou que seria ilegal tal atividade.

A operação localizou outra residência na rua da Palmeirinha, onde eram armazenados os medicamentos, e a suposta farmácia, que, na realidade, funcionava como distribuidora e um depósito ao lado.

Bairro Novo está de cara nova para a alegria de seus moradores

Ao longo dos seus quase 20 anos de existência o Bairro Novo sempre conviveu com a lama e a poeira. Entra prefeito e sai prefeito, e o problema sempre era o mesmo. Hoje a realidade é outra completamente diferente. Na administração da prefeita Eunice Damasceno em menos de 2 anos a situação mudou pra melhor. Hoje o bairro é um dos mais bonitos da cidade, com suas ruas asfaltadas e com meio fio, oferecendo maior conforto as mais de 600 familias que residem no bairro.

Deputados estaduais maranhenses reajustam os próprios salários em 26%

Às vésperas de acabar o ano, a Assembleia Legislativa do Maranhão estava agitada e os deputados tinha um motivo especial: aprovação do aumento de salário dos parlamentares. A proposta apresentada era de que o subsidio obedeça formalmente a 75% do valor do vencimento dos deputados federais. Com a aprovação do Congresso Nacional dos salários dos deputados federais para R$ 33,7 mil, os membros do legislativo maranhense vão passar a ganhar R$25.322,25, o que representa um reajuste de 26%. Segundo os deputados o aumento é para cobrir a inflação acumulada entre 2011 e 2014.

Além da aprovação deste salário, governador, vice-governador e secretários de estado tiveram reajustes também, porém estes ficaram apenas na faixa de 6,5%, recuperando apenas as perdas da inflação. As duas proposições foram aprovadas pelo Plenário da Casa Em regime de urgência

O deputado Marcelo Tavares entende que não houve aumento real de salário, apenas um reajuste da inflação e frisou que o pedido não foi feito pelo governador eleito, Flávio Dino. “Você sabe quanto vai ganhar o governador? O reajuste que foi feito foi apenas o da inflação. O reajuste é anual e obrigatório, não foi proposto pelo governador Flávio Dino. O que está aí foi proposto pela Comissão de Orçamento e é feito anualmente sem nenhum ganho real, há algum tempo”, disse.

Sobre abrir mão do reajuste, Marcelo Tavares justificou que a medida poderia impactar nos servidores públicos estaduais. “O salário do governador é o teto do funcionalismo público estadual. Quando o governador pede, em tese para diminuir o seu salário, ele está, em tese determinando a diminuição do salário do funcionalismo público. É feito pensando no funcionalismo público”, afirmou.

Juiz que deu voz de prisão a funcionários da TAM é afastado do cargo

Juiz Marcelo Baldochi
Juiz Marcelo Baldochi
O Tribunal de Justiça decidiu pelo afastamento do juiz Marcelo Baldochi, titular da 4ª Vara Cível de Imperatriz. A decisão pelo afastamento do magistrado foi anunciada no final da manhã desta quarta-feira (17). A decisão foi apoiada no abuso de poder manifestada pelo juiz.Juiz Marcelo Baldochi
Marcelo Baldochi deu voz de prisão a funcionários da companhia aérea TAM porque foi impedido de embarcar após ter chegado atrasado ao aeroporto da cidade de Imperatriz.O caso não foi encerrado, será aberto um processo administrativo disciplinar para a investigação final sobre esta ação e outras denúncias que o juiz já se envolveu.
O prazo para conclusão das investigações da comissão é de no máximo 30 dias, mas a intenção é que o relatório seja finalizado antes do período.
O caso ganhou repercussão nacional.

Ex-vereador Willame Policarpo detido ontem por porte ilegal de arma

 O Ontem(17) no final da tarde, a informação circulou como um rastilho de pólvora em toda a cidade, que  a Polícia Civil de cidade de Zé Doca, atendendo a uma denúncia feita através de seu canais de monitoramento na região, realizou uma operação de busca no carro do ex-vereador Willame Policarpo, resultando em sua prisão.
Segundo confirmação, os agentes da Policia Civil, o conduziram  para a cidade de Zé Doca imediato. Agora o mesmo terá que responder pelo crime de Porte Ilegal de armas que segundo a lei 10.826/03, se for confirmado a autuação ele poderá pegar de 2 a 4 anos de prisão e multa.
Porém conforme mencionado pelo investigador da Policia Civil, o mesmo poderá responder em liberdade após pagamento de multa cujo o valor não foi revelado. Outro fato que não foi confirmado, é se a arma encontrada no carro era de uso restrito ou não.

 Em Zé Doca

Agora pela amanhã, muitas especulações em tono do caso, que circulavam nos bastidores da cidade  e no meio político, é que o ex-vereador Willame permanecia recolhido no sistema prisional da Regional de Zé Doca, para procedimentos conforme a lei. 
Na cidade inteira esse é o assunto do dia. 

Guarda Municipal e Policia militar recuperam moto roubada hoje de manhã

Nesta quinta-feira (18) pela manhã, a Polícia Militar em parceria com a Guarda Municipal conseguiu recuperar uma moto roubada segunda-feira na Quadra 22. 
O indivíduo cujo nome não foi revelado, efetuou o roubo da moto em frente a loja de construções CIMENTÃO PARUÁ. Por sorte o dono da moto roubada nesta última segunda-feira se encontrava nas proximidades do estabelecimento ao lado do Rodoshopping, e ao avistar a sua moto e reconhecer, com a ajuda de guardas municipais conseguiu impedir que o larápio se evadisse. Em pouco ais de 5 minutos a Polícia Militar chegou ao local  para efetuar a prisão em flagrante.

Ao ser indagado sobre a ação a vitima, o senhor RAIMUNDO BALBINO COSTA da Quadra 22, informou:
"Ele e outro comparsa dele me roubaram essa moto na segunda-feira; e além da moto ele me levou 25 quilos de frango abatido..."

Os nossos parabéns tanto a Guarda Municipal quanto à Polícia Militar de Santa Luzia do Paruá!!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Tá sobrando mulher em 20 estados do Brasil, diz o IBGE.

Sobram mulheres na sociedade brasileira. Uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta quarta-feira (17) indica que elas são 51,4% da população, contra 48,6% do sexo masculino. Considerando a divisão por Estados, as mulheres são maioria sobre os homens em 20 unidades da Federação (veja quadro abaixo).
O Rio de Janeiro é o Estado brasileiro que mais concentra mulheres, de acordo com o IBGE. São 53,2% de cariocas do sexo feminino contra 46,8% do masculino. Na região metropolitana do Rio de Janeiro, a diferença é ainda maior: 53,6% de mulheres contra 46,4% de homens.
Na segunda posição, aparece o Distrito Federal, onde a população é formada por 53,1% de mulheres e 46,9% de homens. O terceiro lugar pertence a dois Estados nordestinos, Pernambuco e Alagoas, onde 52,5% da população é feminina e 47,5%, masculina.
Em São Paulo, Estado mais populoso do Brasil, 51,5% da população é formada por mulheres e 48,5%, por homens. Na região metropolitana, a diferença é maior: 52,1% de mulheres e 47,9% de homens.

Em três Estados brasileiros, existe um empate entre o percentual de homens e de mulheres — é exatamente meio a meio, segundo o IBGE. São os casos do Acre, Mato Grosso e Goiás.





Agencia Brasil

Bandido assalta loja no centro da cidade no início do expediente

O assaltante
Hoje(17) cedo, um elemento chegou logo no inicio do expediente na Loja Wanessa  Confecções e anunciou o assalto. Os funcionários não souberam  informar se ele estava sozinho. O assaltante levou tudo e que queria.  Quantidades e valores não foi revelado.
Ainda segundo informações tudo foi muito rápido. As imagens do circuito interno da loja registrou o momento do assalto. Ele estava de boné e óculos escuro. Nas imagens não mostra se ele estava armado.
O assaltante evadiu-se do local sem ser identificado.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A nova carteira de pescador terá chip eletronico e 80 horas de curso de qualificação a partir de 1º de janeiro

PescadoresA partir de 1º de janeiro de 2015, todo cidadão brasileiro que der entrada no pedido de Registro Geral de Atividade Pesqueira terá de fazer um curso de qualificação de 80 horas para poder receber carteira de pescador. Portaria com esse objetivo será assinada nesta terça-feira (16), em Brasília, pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes. A portaria será publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17).
O ministro Eduardo Lopes disse nesta segunda-feira (15) à Agência Brasil que a medida faz parte do projeto Sistema Nacional de Informações da Pesca e Aquicultura, cujo objetivo é tornar o setor mais ágil, seguro e, acima de tudo, bem monitorado. O ministro explicou que até o momento não era exigida nenhuma qualificação do pescador. A portaria será, conforme indicou, o “primeiro passo desse novo monitoramento da pesca”.
Eduardo Lopes disse que ao mesmo tempo que dificulta a obtenção da carteira, a medida afasta os falsos pescadores. Serão assinados convênios com as colônias de pescadores e com o Ministério da Educação para os cursos de qualificação.

O Ministério da Pesca e Aquicultura aderiu ao Brasil ID – nome do Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias – baseado no emprego da tecnologia de identificação por radiofrequência. Lopes informou que a carteira do pescador profissional artesanal e industrial vai contar com tecnologia eletrônica de identificação por radiofrequência. Ganharão, em um primeiro momento, a nova carteira com chip os cerca de 780 mil pescadores que recebem atualmente o seguro-defeso.
Lopes esclareceu, entretanto, que ao fazer o pedido do registro, os pescadores recebem uma carteira provisória, e só depois de um ano podem solicitar o seguro-desemprego, após comprovarem a atividade pesqueira. “Aí está o problema”, assegurou, “porque, hoje em dia, essa comprovação é meramente declaratória. Ele declara, mas não tem que provar a produção. O grande problema da fraude está aí. Com a nova tecnologia, isso não acontecerá mais, porque qualquer cidadão que for pescar terá que portar a carteirinha com ele”.

O ministro enfatizou que no momento em que o pescador sai para pescar, a antena detecta a atividade do profissional. “Nós já vamos saber onde ele está pescando, quanto pescou e quando pescou”. Após a instalação de antenas para a captação da radiofrequência, a partir de acordo que será firmado com a Finep Financiadora de Estudos e Projetos , do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, também as embarcações terão chip.
Ministro Eduardo Lopes
O projeto prevê também o chamado desembarque legal. O ministério vai instalar pontos oficiais de desembarque pesqueiro. Vamos levar os pescadores a fazerem o desembarque aonde nós temos controle, por meio da própria carteirinha. Quando chegar com o resultado do seu trabalho, nós vamos pegar a carteira dele, que é uma espécie de cartão (magnético) de crédito, e vamos registrar a produção dele quando chegar no desembarque”.As informações serão lançadas direto no sistema. “Depois de um ano, eu vou saber exatamente onde ele pescou, quando, quanto e o que ele pescou. A informação para o Ministério do Trabalho [relativa ao seguro desemprego] será totalmente informatizada, e não meramente declaratória”.
O sistema vai controlar a pesca artesanal e industrial, e também as embarcações. Haverá controle também sobre a aquicultura, incluindo a produção, por meio da contagem do peixe, mas também da ração consumida. “É um sistema extremamente eficiente”.
Eduardo Lopes disse que somente com o recadastramento, na data do aniversário dos pescadores, efetuado desde 2012, e que resultou no cancelamento de mais de 300 mil carteiras, o ministério conseguiu economia de quase R$ 1 bilhão para o seguro defeso – “50% não compareceram e 30% estão recorrendo”.
O ministro acredita que a nova identificação tecnológica dos pescadores poderá gerar economia de até 20% no pagamento do seguro-desemprego do pescador profissional artesanal, o que significará algo em torno de R$ 500 milhões. “São atitudes que nós estamos tomando para coibir a questão da fraude no seguro defeso ou os falsos pescadores”.
Ele está certo que o sistema vai gerar para o governo estatísticas aprimoradas que darão a noção exata de quanto o Brasil produz e o gerenciamento do recurso pesqueiro na pesca extrativista, além do monitoramento completo na produção da aquicultura e da piscicultura. “Vai revolucionar o sistema pesqueiro nacional”, acredita.
Tendo em vista a capacidade de produção de 300 mil carteiras por mês, Eduardo Lopes estimou que em menos de três meses serão entregues todas as novas carteiras com chip aos pescadores já cadastrados. Ele acredita que o final do primeiro semestre de 2015 “vai ser uma boa hora para analisarmos o desenvolvimento do projeto. Nós vamos trabalhar diariamente para implantar isso com a maior celeridade possível. Mas as ações começam a partir de 1º de janeiro”, reforçou.

Agencia Brasil

Bandidos explodem caixas eletronicos do Bradesco de Nova Olinda do Maranhão


Mais uma vez o Bradesco de Nova Olinda do Maranhão foi alvo de ações de criminosos. Por volta das 03:00 horas desta terça-feira (16), segundo populares, alguns homens em motocicletas explodiram os dois caixas eletrônicos da agência do Bradesco, que fica localizado na Rua do SESP ao lado da prefeitura municipal.
Foram duas detonações, onde os caixas e prédio foram danificados pelas explosões, onde os forros e vieram abaixo e as portas foram arrancadas pelo impacto. Mesmo a distância, notamos que um dos caixas o cofre não foi aberto.
Ao saírem da agência, os homens efetuaram dois disparos para o alto. Segundo os populares, os indivíduos estavam em motos velhas e devem entrado numa das estradas da zona rural.
Não apuramos se os homens conseguiram levar algum dinheiro, pois não havia nenhum funcionário na agência.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mulher morre com um tiro na cabeça em Centro do Guilherme

IMG-20141215-WA0028
Uma mulher identificada como Elisangela Santana Veira, aproximadamente 40 anos morreu após ser alvejada na cabeça por um tiro no município de Centro do Guilherme. O crime foi na noite deste domingo, por volta das 23h, durante uma festa conhecida como “Festa do Budu”.
De acordo com a polícia, o acusado é o segurança municipal Francisco Freitas, que já se encontra preso na Delegacia de Polícia Civil de Governador Nunes Freire.
Elisangela era Auxiliar de Serviços Gerais no Hospital Municipal
Segundo a polícia, após uma briga generalizada no local, o acusado que estava armado efetuou dois disparos para cima com um revolver calibre 38. Em depoimento a polícia, o acusado disse que naquele momento alguma pessoa pegou em sua mão, onde um dos disparos atingiu a cabeça da vítima, onde teve morte imediata no local.
Após o crime, o acusado Francisco Freitas foi preso pela guarnição da PM e encaminhado para a Delegacia de Governador Nunes Freire, juntamente com a arma do crime.

Globo dispensa Xuxa e não renova contrato após quase 30 anos


               A Globo não quer mais a Xuxa



Após quase 30 anos de casa, Maria da Graça Xuxa Meneghel não será funcionária da Globo em 2015. A emissora decidiu não renovar contrato com a apresentadora, que fica livre, assim, para negociar com a Record. No começo deste ano, a Comunicação da Globo informou que Xuxa havia renovado com a emissora. Mas o contrato, ao contrário do que se especulou na época, era de apenas um ano e vence na virada de 2014 para 2015. Em nota oficial, a Globo afirma que ainda há uma negociação, mas já está decidido: não haverá renovação. Xuxa está definitivamente fora da Globo.

Segundo uma alta fonte na emissora, o principal motivo da não-renovação é a audiência. Xuxa já não é mais sinônimo de ibope _chegou a ser humilhada ao perder para o desenho Picapau, da Record, em 2012. Além disso, não há um projeto adequado para a apresentadora na grade da Globo, que deve abolir totalmente a programação infantil em 2015. As manhãs de sábado, outrora ocupadas por Xuxa, terão agora edições especiais do Mais Você, Bem Estar e Encontro.

O novo acordo entre Xuxa e Globo já não previa nenhum programa para a apresentadora, nem mesmo adulto. Em junho, em participação no Altas Horas, a própria Xuxa admitiu que não deveria voltar ao ar em 2015, por causa de suas limitações físicas. Na época, um alto executivo da Globo revelou ao Notícias da TV que o contrato era "simbólico", apenas para preservar a exclusividade sobre Xuxa, e que não havia obrigação da emissora de colocá-la no ar em programa regular.

Xuxa se afastou do vídeo no final de janeiro para tratar de um grave problema no pé esquerdo. Ela sofre de sesamoidite, uma inflamação causada por estresse de movimentos repetitivos. O problema provoca muita dor e inchaço. Havia o risco de Xuxa ter de fazer uma cirurgia, o que a deixaria ainda mais tempo afastada. Esse risco já foi afastado. Segundo a assessoria da apresentadora, Xuxa está começando a se adaptar à vida sem bota ortopédica.

Xuxa estreou na Globo em 30 de junho de 1986, após pouco mais de dois anos de Manchete. O Xou da Xuxa, que sempre iniciava desembarcando de uma nave cor-de-rosa, foi um sucesso arrebatador, influenciou milhões de crianças e se transformou numa máquina de vender discos. Nos anos 1990, Xuxa experimentou uma carreira internacional e começou a fazer sucesso também nos fins de semana.

Atenção, prefeitos e construtores! Arnaldo Melo garante que pagará todos os convênios até o dia 31

O governador do Maranhão por (agora) 16 dias, Arnaldo Melo (PMDB), garantiu que vai pagar todos os convênios firmados com o Governo do Estado.
Arnaldo disse que os convênios serão pagos até o final do seu mandato. O novo governador está fazendo o levantamento dos convênios que foram empenhados e das construtoras que cumpriram com as suas obrigações – fazendo as medições das obras de forma correta.
“Vamos cumprir todos os contratos e convênios firmados até o dia 31 de dezembro”, disse Arnaldo Melo, em entrevista ao Imparcial.
Há uma expectativa muito grande por parte dos prefeitos e construtoras, que aguardam ansiosamente esse repasse para dá continuidade as obras que estão paradas em vários municípios do Estado.
Agora só resta aguardar o governador Arnaldo Melo honrar com seu compromisso e a sua palavra.

Arnaldo Melo recebe Flávio Dino no Palácio dos Leões

A imagem ao lado é do encontro que aconteceu no final da tarde de ontem
, dia 14, entre o governador, Arnaldo Melo (PMDB), e o futuro governador Flávio Dino (PCdoB).
O encontro entre os dois ocorreu no Palácio dos Leões. Dino e Arnaldo conversaram sobre as questões da transição do governo, que até hoje não disponibilizou as informações por completo – escondendo sabe-se lá o que.
O peemedebista ficou reunido por horas com o comunista. Foi a primeira vez que Flávio foi a sede do governo após vencer as eleições.
Durante a reunião ficou acertado que Melo irá fornecer todas as informações solicitadas pela equipe de transição de Dino.
O novo governador aproveitou e pediu o apoio do próximo governo para atender as demandas da sua filha, a médica Nina Melo, eleita deputada estadual nessas eleições. Melo prometeu, inclusive, o apoio da filha ao governo comunista.
Pelo visto, Arnaldo virou Flávio Dino desde ‘criancinha’. Já era os Sarney!

Fonte: Blog do Luiz Pablo

domingo, 14 de dezembro de 2014

Festejos de Santa Luzia mobilizou grande numero de fiéis



Uma noite memorável, como há muito tempo não se via no tradicional Festejo de Santa Luzia, a padroeira da cidade, que é comemorado há quase 40 anos no dia 13 de Dezembro.

Tony Alisson empolgou o público presente
A comissão organizadora dos Festejos da Paróquia de Santa Luzia do Paruá, a qual faz parte faz parte o jovem Jone, Jota Rodrigues, entre outros; e que tem o comando do Pároco Padre José Raimundo este ano resolveu inovar. Foram nove noites de intensa programação como realmente manda a tradição Católica. Entre tantas celebrações eucarísticas da Igreja, este ano a última noite foi organizado uma atração especial a mais, fechando com chave de ouro os Festejos, a igreja trouxe o cantor católico Tonny Alisson. O evento também teve o apoio logístico da Prefeitura Municipal.

Depois da Procissão, e da Missa, cerca de três mil pessoas marcaram presença ontem (13) as 22:00hs no grande Show realizado pela Paróquia na Avenida João Morais de Sousa, próximo ao Posto Rota Norte. Mesmo sem nunca ter vindo à cidade, Tony Alisson cantou e embalou a multidão com suas canções religiosas. O jovem artista faz parte de uma nova geração musical católica, com melodias bem ao gosto da igreja, com letras diferentes, com estilo parecido com os cantores gospel que faz muito sucesso na atualidade. 

NOTA: 
GRAÇAS A SOLIDARIEDADE DOS MEUS AMIGOS, QUE CONHECE O MEU TRABALHO NO MEIO JORNALÍSTICO DE SANTA LUZIA DO PARUÁ, AO LONGO DOS 38 ANOS QUE CONVIVO AQUI, POSSIBILITOU-ME O MATERIAL NECESSÁRIO PARA ESTA POSTAGEM. LAMENTAVELMENTE, ONTEM NÃO FOI PERMITIDO O NOSSO ACESSO, POR ALGUNS DIRIGENTES DA IGREJA, O QUE ME CAUSOU PROFUNDA ESTRANHEZA, NO EXERCÍCIO DO DEVER DE INFORMAR AO PÚBLICO OS ACONTECIMENTOS DOS FATOS NA NOSSA CIDADE. 
SEMPRE TRATEI COM EQUIDADE TODAS AS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS, EM TODOS TEMPOS, E ASSIM CONTINUAREI, PORQUE ENTENDO QUE ESTA É UMA ATITUDE COERENTE DENTRO DO EXERCÍCIO DO BOM JORNALISMO. 

Reportagem: Chico Davoz

Flávio Dino visita o governador em exercio Arnaldo Melo


Flávio Dino é aguardado no Palácio
Governador eleito Flávio Dino
O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) fará hoje(14), uma visita de cortesia ao governador em exercício, Arnaldo Melo (PMDB) no Palácio dos Leões.
Além de conhecer a estrutura da sede do Executivo, Dino quer obter informações a respeito da máquina administrativa e quer tratar do processo de transição.
A expectativa é de que a visita ocorra às 16h. Na quarta-feira, logo após a renúncia da governadora Roseana Sarney (PMDB), o comunista foi visto próximo ao Palácio. Convidado a entrar pela equipe de Arnaldo, ele recusou.
Mas desde então pleiteia uma agenda com o governador do Maranhão Arnaldo Melo.

Seleção de Santa Luzia do Paruá enfrenta Rosário hoje

Seleção de Santa Luzia do Paruá.
A Seleção de Santa Luzia do Paruá sob o comando do técnico Professor Milton, enfrenta hoje(14) a Seleção de Rosário em seu segundo jogo pelo Intermunicipal 2014, as 16:00h em Rosário.Santa Luzia vai tentar sua primeira vitória na competição, já que empatou em casa com a forte Seleção de Pinheiro no domingo passado. O jogo promete ser muito equilibrado, mas os jogadores estão confiantes numa vitória mesmo fora de casa.

Polícia destruiu cerca de 500 pés de maconha

A operação no interior resultou na apreensão de 7 kg da droga já pronta pra a comercialização e armas.

 A polícia civil realizou neste fim de semana, uma grande operação no município de Urbano Santos, nos povoados Arara e Mato Grande, nessas localidades foram apreendidos 7 kg de maconha já pronto para o consumo, 4 espingardas e munições, calibre 38 e 32, e várias armas brancas; tres pessoas foram presas pelo crime de tráfico de drogas.
Em um dos terrenos de propriedade de José Raimundo tambem foi destruido uma plantação com cerca de 500 pés de maconha.
Na Zona Rural de Rosário a polícia tambem destruiu centenas de pés de maconha. Tres pessoas foram presas; Ana Meire Dos Santos, Rosalina Barros da Silva e José Raimundo.


sábado, 13 de dezembro de 2014

Lêleu, assassino da jovem Mônica foi preso pela polícia de Santa Luzia


Moradores do Bairro Novo afirmam: "É um sujeito frio e calculista, e de hábitos esquisitos".

Lêleu

Hoje pela manhã a Policia de Santa Luzia do Paruá capturou o responsável pela morte da jovem de 22 anos, identificada como Mônica Sousa e que foi achada as margens da BR 316 em Presidente Médici, a vitima residia em Maranhãozinho e segundo familiares havia se dirigido anteriormente a cidade de Zé Doca para efetuar um saque de valor elevado.
O assassino atende pelo apelido de Lêleu e já estava respondendo em liberdade pelo crime de estupro, atualmente o mesmo retornou à Santa Luzia do Paruá onde estava residindo atualmente por alguns dias no Bairro Novo na casa do pai, segundo alguns ex-colegas o mesmo tem uma personalidade fria.
A policia chegou ao suspeito através de denúncias envolvendo o veículo usado pelo mesmo, um Celta cor preto locado, que o assassino havia locado inicialmente para fazer linha entre os municípios da região. 
O responsável pela locação do veículo se diz surpreso com o acontecido não podendo esperar que isso viesse a acontecer.


Fonte: Blog Cidade de Verdade

Santuário de Santa Luzia está pronto para as celebrações

A imagem de Santa Luzia, a padroeira da cidade, já completamente restaurada, recebeu nova pintura em toda a sua estrutura. Também foi colocada nova iluminação. O trabalho foi realizado pela Prefeitura de Santa Luzia do Paruá. Tudo pronto para o último dia dos festejos da padroeira, que é comemorado hoje dia 13 de Dezembro.

Uma vasta programação foi preparada para hoje, pelo Padre José Raimundo -Pároco local - com a realização da tradicional Procissão as 16:00hs, que percorre as principais ruas da cidade, que todos os anos é acompanhada por milhares de pessoas. À noite será rezada a Missa pelo Bispo Dom Carlos de Ze Doca. Os Festejo são realizados há 40 anos.

Muitos carros de Turismo que passam pela BR 316, param para fazer fotografias e rezar no Santuário.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Coxinha e Doquinha se apresentam em Santa Luzia do Paruá

Famoso pelas suas tiradas; /Vaaai, vai timbora carniça; Minha autarquia; ele é líder em audiência

O boneco Coxinha, estará em Santa Luzia do Paruá, num grande show de humor que será realizado dia 24 de Dezembro as 19:00hs na Avenida João Morais de Sousa, em frente ao posto Rota Norte. O espetáculo é inédito por aqui e está sendo patrocinado pela Secretaria de Cultura do Município. Esta é primeira vêz que Doquinha e Coxinha se apresentam em Santa Luzia .
Famoso pelas suas tiradas \"Vaaai, vai timbora carniça\" e \"Minha autarquia\", o boneco é líder em audiência e vem lotando as casas de espetáculos pelo seu humor tipicamente nordestino. Além disso, já vem alcançando sucesso no País devido os vídeos postados no YouTube. Vale a pena conferir.
 Os bonecos são inspirações de um Circo Tupiniquim, de Fortaleza (CE). Todos feitos a mão.
Uma boa pedida pra voce rir até doer a barriga.
Aguardem !!!!

Prefeitura de Santa Luzia do Paruá paga 13º (décimo terceiro)

Os servidores da Prefeitura de Santa Luzia do Paruá, estão com os seus sálários em dia. O salário de Novembro já foi pago, e  desde ontem que tambem estão recebendo o 13º (décimo terceiro).

Prefeitura de Santa Luzia do Paruá intensifica obras do Centro de Comercio Popular

Construção do Centro de Comércio Popular
Objetivando uma melhor organização visual do centro urbano da cidade, a Prefeitura de Santa Luzia do Paruá, está intensificando as obras de construção do Centro de Comercio Popular no final da Avenida João Morais de Sousa.  O trabalho faz parte de um planejamento para melhorar o atendimento dos vendedores ambulantes que trabalham no sistema de comércio informal.

Há vários anos os comerciantes das barracas de lonas que trabalham nas proximidades do Rodoshoping necessitam de um espaço adequado para trabalhar com tranquilidade. Sensibilizada com a situação, a prefeita Eunice Damasceno está agilizando a construção deste novo espaço antes da chegada do inverno, para oferecer maior conforto aos comerciantes do setor informal.
A obra segue em ritmo acelerado e deve ficar pronta o mais rápido possível.

Camiseta fez noiva receber divórcio no dia do casamento

Um casamento chegado ao fim após uma brincadeira de mal gosto que a suposta noiva 
tira em volta de suas amigas se acabando de rir, acabou dando mal após a brincadeira 
o noivo pediu divórcio.

Polícia prende mais de 100 em festa do crime

Uma grande operação da Polícia Militar do Maranhão prendeu na noite desta quinta-feira (11) mais de cem pessoas que participavam de uma festa na Vila Lobão, em São Luís. Elas são suspeitas de tráfico de drogas e de integrarem uma facção criminosa que atua nos presídios e nas ruas da capital maranhense.
Segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança do Maranhão, foram detidos para averiguação 89 homens e 35 mulheres, que terão suas fichas criminais analisadas por agentes da polícia.
A prisão ocorreu após denúncia de moradores, que informaram sobre a festa após ouvirem disparos de armas de fogo. Com os suspeitos foram apreendidas armas e drogas, em quantidade não informadas.
O grupo foi levado em um ônibus para a Seic (Superintendência Especial de Investigação Criminal), da Polícia Civil. Os suspeitos começaram a ser ouvidos pela polícia ainda na madrugada desta sexta-feira (12). 
Segundo informações da "TV Mirante", no momento em que foram surpreendidos pela polícia, os suspeitos estariam na festa comemorando a morte de militares.
No último domingo, dois policiais militares foram assassinados em São Luís. Sebastião Luis Rocha Neto, 26, foi morto durante troca de tiros com criminosos no bairro Desterro. O sargento Carlos Magno Correa de Sá, 42, foi morto durante ação contra suspeitos no bairro da Forquilha.