sábado, 24 de janeiro de 2015

Relatório aponta violencia conrtra a imprensa.

jornalistasAs ações judiciais foram listadas pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) como uma das formas de violência contra a categoria, segundo Relatório da Violência Contra Jornalistas-2014.
O relatório foi divulgado ontem pela Fenaj.
De acordo com o documento, acionar profissionais de imprensa na Justiça é uma forma de intimidá-los e pressioná-los a mudar seu ponto de vista sobre situações, principalmente na área política.
- Jornalistas ameaçados ou amedrontados, sem condições dignas de trabalho, ficam limitados na sua missão profissional de informar a sociedade para dar a ela um importante instrumento de constituição e exercício da cidadania. As variadas formas de violência são violações do direito humano à comunicação, às liberdades de expressão e de imprensa - diz o relatório.
O relatório também apontou que policiais – sobretudo policiais militares- lidera a lista de agressores, com 48,06%.
Para enfrentar esse perigo, a Fenaj cobra que os crimes sejam tratados em esfera federal e que seja criado um Observatório Nacional da Violência.
A expectativa é que o órgão seja criado este ano, pela Secretaria de Direitos Humanos e pelo Ministério da Justiça, que passariam a fazer também a interlocução com agentes de segurança nos estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário