segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

SANTA LUZIA DO PARUÁ: E GORA ?... HOSPITAL SANTA LUZIA ENCERRA CONVENIO COM O SUS 33 ANOS DEPOIS, E PASSA A FUNCIONAR PARTICULAR A PARTIR DE HOJE.

Em tres década funcionando em Santa Luzia do Paruá, o Hospital Santa Luzia, e o médico e proprietário Dr. Harolfran, sempre foi o único socorro, de milhares de familias que o procuraram a qualquer momento do dia ou da noite, nas horas difíceis.
No começo era junto com Dona Chiquinha sua mãe, isso quando Santa Luzia ainda era povoado de Turiaçú. No começo da década de 80 o Hospital Santa Luzia, sempre atuou na vanguarda da batalha para salvar vidas, e atender a população não apenas local, mais regional, em meio  a precariedade da saúde no Brasil como todos conhecem. 

Foram tempos difíceis, em que muitas vezes, em caso de emergencia os atendimentos medico eram feitos ainda à luz de lamparina, pois o então povoado Santa Luzia, ainda não tinha energia elétrica. Usava-se grupo gerador que quando dava algum problema, aí tinha mesmo que ser na lamparina.
Semana passada Dr. Harolfran anunciou pessoalmente em entrevista, que o Hospital Santa Luzia encerrou seu convenio com o SUS. Ele afirmou ainda que o seu hospital vai passar por adequações, e passará a funcionar particularmente depois de muitos anos.

O Doutor

O Dr. Harolfran Melo, quando chegou por estas bandas do Maranhão, ainda bem jovem, começou seu trabalho como médico, e logo passou a ser respeitado e admirado por todos, como um dos melhores médicos do estado. Em quase quarenta anos atuando aqui como medico, e ajudando a salvar tantas vidas na região do Alto Turí. Dr. Harolfran é visto por alguns como uma pessoa temperamental; mais que na verdade não guarda mágoa ou rancor; ele é sempre um "Amigo de fé e irmão camarada. amigo de tantos caminhos e tantas jornada; cabeça de homem mais o coração de menino...". 
Essas são características peculiar do Dr. Harlfran, que sempre se definiu modestamente como médico do povo e em primeiro lugar salvar a vida. 
  Devido ao seu envolvimento político, naturalmente  ele tem seus adversários, pois ninguém é unanimidade.

Já com a idade avançada, Dr. Harolfran hoje poderia ser um dos empresários da medicina, com empreendimentos na capital do estado  ou em qualquer lugar do Brasil; mais por amor a esta terra (Santa Luzia o Paruá) , por aqui ficou com a esposa, os filhos e os amigos. Poderia ser rico milionário como tantos outros médicos por ai em alguma capital. Mais aqui permaneceu, onde criou os seus 3 filhos.

 Hoje sua filha Dra. Daniele seguiu a carreira do pai e tambem é médica.

Inegavelmente o Hospital Santa Luzia, em seus 33 anos de convenio com o SUS, fez história, prestando relevantes serviços de saúde à população de Santa Luzia do Paruá e toda a região.

Dra. Eunice 

A prefeita Dra. Eunice que é sua esposa, e atual gestora municipal, lhe fez um pedido, que o Hospital Santa Luzia continue com o atendimento de urgência, enquanto passa esse momento festivo de fim de ano até 1 de janeiro. 

O fechamento do Hospital Santa Luzia, com certeza ocasionará sérios problemas à população, por ser o único hospital local.

O Hospital Regional do Estado Francisca Melo, que a prefeita Dra. Eunice pediu sua ampliação e recuperação, num projeto no valor de R$ 8,5 milhões, liberado pelo então governador Arnaldo Melo (que assumiu o governo por 30 dias no lugar da governadora Roseana Sarney), continua se arrastando dependendo do governador do governador Flávio Dino. A obra está a passos de tartaruga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário