segunda-feira, 1 de junho de 2020

Brasil teve maior número de novos casos e mortes no mundo em uma semana

31.mai.2020 - O presidente Jair Bolsonaro em cavalo em frente ao Palácio do Planalto durante manifestação a favor do seu governo em Brasília - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão ConteúdoO Brasil registrou o maior um número maior de novos casos da covid-19 e de mortes no mundo nos últimos sete dias. Dados da Organização Mundial da Saúde revelam que o Brasil registrou 6821 mortes na última semana, contra 6777 nos EUA. Em termos de novos casos, o Brasil também liderou. Foram 151 mil casos no período avaliado, contra 141,4 mil nos EUA. Os americanos continuam liderando em números absolutos desde o começo da crise, com 1,7 milhão de casos. No Brasil, os dados oficiais da OMS registram ainda 498,4 mil. No domingo pela noite, o Ministério da Saúde atualizou os números sobre o país, apontando para 514.849 diagnósticos. 
Por ter de compilar os registros de todos os 193 países, a OMS publica os dados defasados. Ainda assim, trata-se do único registro oficial de todos os casos do mundo, submetidos pelos próprios governos. Em termos diários, o Brasil também é o líder. No dia 31 de maio, todos os países da UE somaram, juntos, 20 mil novos casos da covid-19. No Brasil, foram 33 mil. No mundo, foram 119 mil. Dados do Centro Europeu para o Controle de Doenças, uma agência da UE, também traz o Brasil no primeiro lugar na tabela com o maior número de novos casos nos últimos sete dias é considerada como uma métrica importante para saber onde está o epicentro dos casos no mundo e a curva atual. 
Fontes dentro da OMS apontam que a situação brasileira desperta "enorme preocupação", inclusive por conta da dificuldade de o governo estabelecer uma estratégia coerente. Mas a atuação diplomática do país pelo mundo tem sido a de abafar a crise, que mergulhou o Brasil num abalo inédito de sua reputação internacional, já afetada nos últimos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário