domingo, 31 de março de 2013

Mais carteiras novas para as escolas; aulas começam amanhã.




Em média 38% das carteiras escolares de toda a rede municipal de ensino estavam sem condições de uso. De acordo com o levantamento feito pela SEMEC a demanda é de cerca de 1.700 novas carteiras para suprir a necessidade de imediato e a curto praso Em algumas escolas às salas estavam vazias. Outros mobiliários escolares também estão sendo providenciado, para oferecer maior conforto aos alunos e professores.

Ontem uma equipe de funcionários trabalhou fazendo a distribuição de carteiras nas escolas, para o inicio das aulas amanhã as 7:00h.


Novas carteiras chegam as escolas


Fortes chuvas de ontem provocou alagamento em vários pontos da cidade



Por  Chico da Voz

Um córrego que tem nas proximidades da Rua do Passeio e Rua Boa Esperança transbordou dando um susto nos moradores daquela área, que por pouco não tiveram suas casas arrastadas pela forte correnteza do pequeno igarapé. O igarapé do Tracuá também encheu e quase passa por cima da BR próximo da Chácara pinheirense. Estamos em pleno inverno, e mais chuva deve vir por aí.

As autoridades devem prestar bastante atenção referente ao redimensionamento urbano da cidade, que precisa de galerias, e de um minucioso trabalho de engenharia, no sentido de que possam prevenir problemas futuros. Cada dia surge novas construções nas margens dos córregos e igarapés, sem os cuidados necessários.

A cidade cresce e vêm os problemas.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Reitor do IFMA visita o município de Sta. Luzia do Paruá



 Por Chico da Voz


Reitor  do IFMA Dr. Roberto Brandão
O Reitor do IFMA Dr. Roberto Brandão visitou ontem o município de Sta.Luzia do Paruá, atendendo o convite da prefeita Dra. Eunice Damasceno, e na oportunidade participou de uma reunião no Plenário da Câmara Municipal. No encontro estiveram presentes vários secretários, assessores, vereadores e convidados, que lotaram as dependências da casa.  O público presente ouviu atentamente as explicações.
Dr. Roberto fez uma explanação geral apresentando quais os benefícios para o município e para todos, sobre os cursos profissionalizantes oferecidos pela instituição, preparando os jovens, ou qualquer
Prefeita Dra. Eunice Damasceno
pessoa interessada em se qualificar para entrar no mercado de trabalho. O público presente participou fazendo perguntas que eram respondidas pela equipe o IFMA.

Ele afirmou ainda que fará todos os esforços, para que o ponto de presença do IFMA seja implantado no município de Sta. Luzia do Paruá o mais breve possível, atendendo o pedido da prefeita Dra. Eunice. “Vamos fortalecer essa parceria oferecendo qualificação através do PRONATEC”, ressaltou ele.
A prefeita afirmou durante a reunião que fará todos os esforços para  se concretizar a implantação do
Público prestigiou a reunião
IFMA porque isso é uma promessa de campanha, disse ela.

A partir de agora a prefeitura vai procurar uma área para que a unidade do IFMA seja construída.

Novas carteiras escolares começaram a chegar ontem




Ontem de manhã uma carreta estacionou em frente ao Ginásio Poli-esportivo, transportando centenas de novas carteiras escolares. Este material é proveniente do Programa PAA do Ministério da Educação, e serão distribuídas nas escolas na segunda feira. Outros mobiliários escolares estão sendo esperado para atender a demanda do município.

Sindicato fecha acordo com a prefeita Dra. Eunice em 3%




O Sindicato queria 7%, mas a realidade financeira da prefeitura não permitiu esse valor.

A prefeita Dra. Eunice e líderes sindicais: uma cena rara na administração pública de Sta. Luzia do Paruá.
A prefeita Dra. Eunice ouve atentamente a sindicalista: antes isso não era possível
 Hoje as 15:00h no gabinete da prefeita Dra. Eunice Damasceno, a equipe técnica comanda pelo Dr. Sérgio e assessores municipais deram início a rodada de negociações com os professores, mostrando inicialmente as planilhas de valores aos líderes do Sinproesema que tambem apresentaram suas planilhas. A reunião transcorreu num certo clima de aparente tranqüilidade. Foram apresentada a real situação do município neste momento, que não pode ultrapassar os 60%  do FUNDEB  referente os gastos com professores permitido por lei. Várias propostas foram apresentadas. Na mesa de negociação os dois Sindicatos aos pouco foram conhecendo tomando conhecimento dos números financeiros, que lhe permitiam um consenso. Foi feito referencia ao aumento de 25% dado o ano passado pelo ex-gestor, mas não serviu como base para o entendimento. Um aumento considerado eleitoreiro.

Sem a presença da prefeita Dra. Eunice que estava em outra reunião na Câmara Municipal, num determinado momento parecia que as coisas caminhavam para um impasse. A proposta de 7% foi logo descartada pela equipe técnica da prefeitura. Daí em diante, o Sindicato queria 5% e a equipe técnica da Prefeitura ofereceu 2%, neste ponto as negociações emperraram. De nada adiantava os argumentos.


Neste momento a prefeita Dra. Eunice entrou em seu gabinete onde estava acontecendo a reunião de sua equipe com os sindicalistas. Isso já por volta das 18:00h. Ao tomar conhecimento do que estava acontecendo, e em rápidas palavras com serenidade, ela propôs mais 1% , aí os Sindicatos e a prefeita bateram o martelo, fechando por tanto o acordo em 3% de aumento para os professores da rede municipal de ensino. Ai todos respiraram aliviados. A impressão que se teve é que ambas as partes saíram do emcontro sastisfeitos.

Hoje por tanto, foi mais um dia histórico em que os representantes dos professores e as autoridades do município sentaram-se à mesa de negociação para o entendimento democrático de forma civilizada e pacífica. A prefeita Dra. Eunice e sua equipe de governo, mais uma vêz mostrou sua disposição para o diálogo, com respeito a todos e acima de tudo responsabilidade.

Ao final da reunião o clima era de cordialidade e a prefeita desejou uma feliz Páscoa a todos. E ainda teve salgadinhos e refrigerante.

 Diferentes de outras épocas em que professores eram ignorados.

Por Chico da Voz