segunda-feira, 28 de abril de 2014

Borrifação aérea preocupa apicultores de Santa Luzia do Paruá

Desde a semana passada um pequeno avião de borrifação agricola, está sobrevoando a região das quadras 16, 17 e 21 despejando toneladas de veneno para matar mato (erva daninha). A população da zona rural, principalmente os produtores de mel (apicultores), estão muito preocupados com essa situação, porque isso atinge diretamente o pasto apícola, a florada que está começando dentro de 15 dias. Os apicultores afirmam que esse veneno colocado com avião com certeza vai provocar a morte de milhões de abelhas, e contaminar os igarapes, e as pequenas fontes naturais, e consequentemente os peixes. 

Os moradores da região da quadra 17 já estão calculando que a safra de mel está praticamente perdida.

Os apicultores informaram ainda que este avião foi contratado por alguns fazendeiros do município. 

Isto constitui-se crime ambiental.

Prefeitura realiza treinamento com professores oficineiros do Mais Educação



A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta segunda, 28, as 9:00h no Auditório da TURUMEL no Bairro Monte Dourado, a  II FORMAÇÃO DOS OFICINEIROS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO com tema: Atividades de Letramento: Escrita, Leitura e Oralidade no Letramento. A solenidade contou com a presença da Coordenadora do Programa em nosso município, Maria José (Duka), Coordenador de Esportes Hernandes, Professoras Formadoras Maria das Graças e Léia Gabaia, Gestores das escolas, monitores e toda a equipe Semec. Coordenadora Do Programa Mais Educação do MEC.

A coordenadora Duka na abertura da programação falou sobre as diretrizes do Mais Educação em nosso município, e o Programa Segundo Tempo (PST), que oferece múltiplas vivências esportivas no contraturno escolar, por meio do programa, inserindo definitivamente uma proposta de esporte na escola, integrada ao seu projeto pedagógico.

O Coordenador de Esportes, Hernandes enfatizou que Programa Segundo Tempo também irá oferecer capacitação para os oficineiros, que irão trabalhar com atividades esportivas (Programa Segundo Tempo), pois as quadras ainda não estão prontas.
Logo após a cerimônia de abertura, As professoras Formadoras Maria das Graças e Léia Gabaia, formaram duas turmas e deram início à capacitação que terá duração de três dias (segunda, terça e quarta), para os oficineiros que irão trabalhar com atividades de letramento.

O programa comtempla 32 escolas no município.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

PRB de Santa Luzia do Paruá já tem novo presidente



O presidente do Diretório estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB), deputado Federal Kleber Verde, reuniu na semana passada em São Luiz, vários representantes das Colônia de Pescadores e lideranças sindicais, em almoço especial. Na oportunidade foram analisadas e discutidas quais as diretrizes do Partido, em relação às eleições de 2014.

























Entre outras coisas, foi avaliado com maior profundidade, o caso do Diretório Municipal do partido em Santa Luzia do Paruá. Neste encontro ficou decidido, que a partir de agora o novo presidente do Diretório é a sindicalista Paula Cardoso, esposa do presidente do Sindicato dos Pescadores Laercio Cardoso. Paula é articulista do movimento dos pescadores há vários anos, de Santa Luzia do Paruá, e com profundos conhecimentos envolvendo a causa da pesca artesanal e o desenvolvimento da aquicultura no município. “Precisamos programar ações política voltada para as famílias dos pescadores, dando-lhes oportunidade através dos benefícios do governo federal existentes hoje; e vamos organizar agora um novo jeito de fazer política no nosso município, visando o bem-estar da sociedade em geral”, afirmou ela ao se pronunciar como a nova presidente do Diretório no município.
 Na imagem acima: Sec. de pesca de Raposa, Sec. de Pesca do Estado do Maranhão, Junior Verde, Paula Cardoso esposa do presidente do sindicato Laércio Cardoso e Dep. Federal Cleber Verde (PRB)
.

Até então o partido pertencia a vice-prefeito Raimundo Fernandes (Dez Ano), que perdeu a sigla devido a pressão dos Sindicalistas do Movimento da Pesca na Região do Alto-Turí e desentendimentos com a direção estadual.


Na imagem: Lideranças sindicais do Alto Turi juntamente com Junior Verde, e o Deputado Federal Cleber Verde (PRB)


 

Por Chico da Voz

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Simproesema ainda não foi notificado da decisão do TJMA e paralização continua





Por Chico da Voz

Quem circulava hoje à tarde pelo centro de Santa Luzia do Paruá, percebeu que realmente a manifestação dos professores foi transformada em um comício fora de época. Os professores que estavam participando não chegavam a cinquenta; alguns alunos, pais e certo número de militantes da oposição, que gritavam palavras de ordem, misturados às falas dos dirigentes do Simproesema.

 A mobilização começou por volta de 15:00h, saindo do santuário da imagem da santa, em direção a prefeitura. De lá retornaram ocupando uma das laterais da pista indo para o Rodoshoping, retornando ao largo do santuário de Santa Luzia no centro da cidade. A polícia acompanha à distancia. Desde a semana passada, circularam boatos de que havia um plano para fechar BR e queimar pneus, mas isso não aconteceu.

Abre o olho Josimar !

Entre um discurso e outro teve um que chamou atenção de todos. Um dos dirigentes sindicais que veio de São Luiz pediu voto para Julio Pinheiro presidente estadual do Simproesema, que é candidato a deputado estadual, representando os professores. No final da manifestação, a dirigente sindical Elisandra repreendeu o orador, mas infelizmente não deu pra concertar o que já tinha sido falado. No meio desta história toda, como fica a situação do ex-prefeito de Maranhãozinho Josimar que é pré-candidato a deputado estadual, que vem dando apoio logístico a greve, e conta com o apoio do Sindicato, que hoje pediu voto pra outro encima do trio elétrico dele ?.
Essa pegou mal !. Abre o olho cearense !

O número de curiosos era bem maior do que os manifestantes. Desta forma a manifestação perdeu seu objetivo ficando caracterizada a tendência partidária.
O longo e enfadonho discurso do vereador João Texeira, foi marcado por ataques aos vereadores Dequinha, Carlos Alberto e Duda.

No final, os manifestantes foram convocados para comparecer na Sessão da Câmara nesta sexta feira, para pressionar os vereadores. O presidente da Câmara Marquinhos foi muito criticado pelos dirigentes do Simprosema,  por ter encerrado a Sessão passada, no momento em que o vereador Airton Alencar ia fazer uso da palavra. Enquanto isso o vereador Paulinho foi muito elogiado, e pelo o visto virou o xodó dos manifestantes.

O Simproesema ainda não foi notificado oficialmente da decisão do TJMA. sobre a ilegalidade da greve, e paralisação continua.

domingo, 6 de abril de 2014

Comunicado

Informamos aos nossos leitores que estamos com problemas técnicos, com a operadora OI no serviço de internet em nossa redação. Aguardamos uma solução da empresa.




Obrigado a todos.


Chico da Voz