sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Afnal, quem são os 30 traíras dentro da oposição ?

Expectativa geral hoje no meio político de Santa Luzia do Paruá, principalmente no grupo que se intitula de oposição. Conforme este Blog já tinha publicado numa ampla reportagem esta semana, o empresário Zequinha da Pinheirense, um dos maiores empresários da região do Alto-Turi, fazendo esclarecimentos em uma rádio local, ele fez um relato reafirmando, que não quer mais saber de envolvimento político de forma alguma. 

Afinal, Quem são os 30 traíras do qual Zequinha se referiu em suas palavras? Quem era os que estavam apenas enganando o empresário.

 Quem souber responda.

Zequinha estava agindo com absoluta sinceridade, mas ainda bem que ele percebeu a tempo toda trairagem que estavam fazendo com ele, por que se não o prejuízo seria muito grande, principalmente para suas empresas.

"Me afasto da política partidária, quero apenas continuar sendo amigo do povo", reafirmou ele.

Sarney chegou ontem para definir se Rosena renuncia ou não.

Senador José Sarney


Clima tenso no meio político maranhense; o estado pode ter duas eleições para governador.

O carnaval da família Sarney será marcado por algumas  reuniões para definir se a governadora Roseana deve ou não deixar o comando do Governo do Maranhão, para concorrer ao Senado em outubro deste.

O senador José Sarney chegou ontem, dia 27, em São Luís, para tomar uma decisão junto com a filha. Ele vai analisar se há garantias de deixar o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, no comando do governo por 30 dias, para depois apoiar o nome do secretário Luis Fernando na eleição indireta.

O impasse em torno da possível eleição indireta vai depender diretamente do consenso no Poder Legislativo. Se Sarney sentir que não há confiança na base aliada, deverá então aconselhar a filha governadora a permanecer até o final no governo.

Fontes do Palácio Leões garantiram ao blog que o ex-presidente do Senado, só vai deixar a capital maranhense, quando o imbróglio tiver resolvido, porque nessas condições não tem como Roseana Sarney deixar o cargo. E isso é fato.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

A IMAGEM DO DIA: Armazem Lacerda sempre na frente na inovação comercial

Janicley, Chico da Voz, Eudivan Lacerda proprietário do Grupo Lacerda e um funcionário da Itatiaia.
Parte interna da carreta da Itatiaia com os novos lançamentos em móveis para cozinha. Exposição inédita
.
A carreta da Itatiaia pela primeira vez em Sta. Luzia do Paruá realizando uma Exposição em parceria com o Armazem Lacerda.Um grande sucesso no inicio desta semana (25).


A governadora Rosena Sarney deve renunciar no final de março



                 O deputado Arnaldo Melo vai assumir o governo



Em um ano atípico eleitoral, o cenário político maranhense começa a ganhar forma, mesmo diante de tanto mistério acerca da possível saída da governadora Roseana Sarney (PMDB) para concorrer a uma vaga no Senado Federal. Oficialmente, a chefe do executivo estadual ainda não declarou se deixa mesmo o governo. Mas nos bastidores, os aliados dão quase como certa a sua saída para o mês de abril e não mais para antes do carnaval, como estava sendo especualado.
Porém, o que não é consenso e vem desestabilizando as certezas da base governista na Assembleia Legislativa do Maranhão é a questão quanto ao prazo de desincompatibilização. As consequências diante da escolha de Roseana vão influenciar, por exemplo, as condições de reeleição do presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB).
Entre os deputados da base governista, as opiniões versam para a permanência de Roseana Sarney até, pelo menos, o final do mês de março, com o intuito de garantir a execução das obras que ainda estão pendentes de conclusão, como uma forma de aproveitar ao máximo os últimos dias enquanto governadora. Essa, por exemplo, é a opinião do vice-líder do governo, deputado estadual Magno Bacelar (PV), que defende que a governadora não se pronunciou ainda por estar tratando de questões administrativas do estado. “Nesse momento a governadora vem cuidando dessa agenda positiva de seu governo, de obras vitais. Esse mês de março é um mês importantíssimo para ela. É um mês de decisão, decisão política que, claro, ela está analisando da melhor forma possível. No momento ela está preocupada com essas conclusões de obras”, ressaltou Magno Bacelar.
Questionado a respeito se o anúncio se daria ainda no mês de março, Magno Bacelar diz não acreditar que a decisão seja verbalizada em meados do começo do começo do próximo mês. “Com certeza o anúncio não será feito no começo de março, nós tivemos reunidos com ela, recentemente há uns 10 dias, e esse assunto não foi tocado.
Este é um assunto que compete a nossa governadora sobre o momento oportuno de agir. É claro que ela tem esse espaço durante todo o mês de março, um mês que ainda tem muita coisa para acontecer”, afirmou Bacelar.
O deputado arriscou um palpite sobre a data a qual todos saberão da decisão de Roseana Sarney, que deverá acontecer perto do prazo final de desincompatibilização. “Essa decisão política eu imagino que ficará lá pelo final de março, que é exatamente o período de desincompatibilização para qualquer pré-candidato que deseja concorrer a um cargo”, finalizou Magno.
Desdobramentos
Três situações são previsíveis para a eleição de 2014. Se a governadora decidir sair, dá-se a eleição indireta, com o presidente da Assembleia assumindo interinamente por 30 dias, prazo o qual é convocado o pleito indireto, diante de duas possibilidades: uma, de ele permanecer no cargo e assim se tornar inelegível para concorrer à vaga de deputado - porém perfeitamente alistável para se candidatar a governador - e a segunda possibilidade de assumir somente pelos 30 dias, com a escolha de outro representante para terminar o mandato chamado “tampão”. Na segunda hipótese, dependendo da data que a governadora abrir vacância do cargo, Arnaldo Melo ficará sem mandato eletivo de deputado para a próxima legislatura.
Mas ao que tudo indica, a governadora deverá permanecer até o último prazo no cargo, dessa forma tornando Arnaldo Melo inelegível para concorrer novamente a deputado estadual, porém com a possibilidade de ele permanecer até os últimos dias do ano como governador do estado.
Lembrando que diante das indefinições, muita coisa ainda pode acontecer, inclusive a permanência de Roseana Sarney até o final do mandato, encerrando a sua carreira política, pelo menos nos próximos anos, conforme também já anunciado por ela mesma em outras oportunidades.

Fonte: O Imparcial

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prefeita Dra. Eunice Damasceno participa de inaugurações junto com a governadora




A Prefeita de Santa Luzia do Paruá e Presidente do CONTURI (Consórcio Intermunicipal da região do Turi-Gurupi) Eunice Damasceno, integrou ontem (25), à comitiva que acompanhou a governadora do Maranhão Roseana Sarney na inauguração de dois novos hospitais na região, um no município de Araguanã e outro em Zé Doca.

Em conversa Eunice falou da luta incessante junto a governadora por programas e projetos para Santa Luzia do Paruá e para a Região, da qual ela preside o consórcio. Em entrevista a equipe de jornalismo da emissora de Rádio Digital FM o Sub Secretário de Saúde do estado Marcio Leite, também presente na comitiva, afirmou que já está em processo licitatório a empresa que será responsável pela reforma e ampliação do Hospital Regional Francisca Melo, localizado no município de Santa Luzia do Paruá, que será um Hospital de referencia na região. Em seu discurso oficial a governadora falou das conquistas dentro do estado, dentre as quais destacou a ligação dos municípios maranhenses por asfalto, a construção de novos hospitais, o crescimento do PIB do estado e a atual conjuntura politica a qual se encontra o governo.

Ainda em Araguanã, a governadora se reunião reservadamente com todos os prefeitos, deputados e lideranças na sala de uma escola onde foi servido um coqktel a sua comitiva.

O esperando agora, é que a próxima visita da comitiva de governo a região seja em Santa Luzia do Paruá, na assinatura da ordem de serviço do Hospital Regional Francisca Melo.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Empresário Zequinha da Pinheirense afirma: ”Não quero mais saber de política”.




 Por Chico da Voz

Não se sabe ao certo o que teria motivado, Zequinha da Pinheirense a tomar essa decisão. As especulações em torno do assunto, são muitas. Desde a semana passada, a cidade não comenta outra coisa.
 Desde o ano passado o empresário vinha procurando evidenciar seu nome como uma possível opção política futura. Ele evitava falar sobre isso. Mas, Muitos partidários da oposição comentava abertamente, que ele poderia até peitar uma candidatura para prefeito em 2016. Todos pareciam animados e Zequinha já vinha custeando despesas com peças publicitárias com seu nome, entre outras coisas.  Mas, de repente tudo mudou. Os ventos da política começaram a soprar diferente.

A partir do momento que Zequinha procurou  saber realmente quem são seus verdadeiros amigos, numa reunião que teria acontecido em sua fazenda, é que as coisas começaram a mudar de rumo. Essa atitude teria despertado um grande ciúme político dentro do grupo de oposição, e  Placido e o ex-prefeito Nilton Ferraz, não viram isso com bons olhos. Isso são hipótese .

Outras reuniões aconteceram, no final da semana passada, mas internamente a oposição ficou inquieta, e o clima começou a esquentar. A impressão que se tem, é que Nilton e Plácido parece não ter aceitado a ideia de Zequinha formar frente, e despontar como opção política neste cenário. Daí em diante, as opiniões começaram divergir.

Desta forma Zequinha provavelmente tenha se sentido traído, e simplesmente chamou  pessoas mais próximas de sua família, dirigentes de sua empresa, e disse: “a partir deste momento não quero mais saber de assunto político dentro da minha empresa; dentro de minha casa. Quero apenas cuidar dos meus negócios”. A decisão do empresário causou um grande alvoroço.

As reuniões do chamado grupo de oposição, vinha  acontecendo, no sentido de se saber quais os rumos a serem tomados nas eleições pra deputado. Quais os nomes a serem apoiados. Josimar, Stenio Resende ou Rubens Pereira?

A grande pergunta hoje é: mas, afinal o que ouve de verdade? O que é verdade ou mentira?
Muitos boatos dão conta, de que os desentendimentos foram muito fortes. O ex-prefeito Nilton, teria dito uma série de palavras, que teria causado profundos desgostos e constrangimentos ao empresário, que até então vinha sendo a grande mola financeira da oposição.

Todos em Santa Luzia do Paruá sabe, que Zequinha é o maior empresário da região, um homem que sempre dedicou seu tempo ao seu trabalho empresarial, e seus negócios; e sempre contribuiu financeiramente com a (hoje) oposição que lhe nega solidariedade. Até agora ele tem sido um grande parceiro.

A impressão que se tem sobre esse caso, é que todos apenas estavam querendo somente se beneficiar do dinheiro dele. Percebendo essa manobra o empresário refletiu, pensou, e resolveu se afastar de qualquer envolvimento político. Pelo menos é essa a informação mais contundente que circula em todas as rodas de conversas.
O assunto caiu como uma bomba no meio político.

Pelo menos por enquanto o clima é esse.


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Uma semana de incertezas na política do Maranhão




Um mar de incertezas que atualmente se encontra a política do Maranhão, a semana que se inicia promete ser decisiva e clarear definitivamente o cenário das eleições de outubro deste ano.

Durante a semana que deveremos ter a confirmação se a governadora Roseana Sarney (PMDB) será candidata ou não ao Senado Federal. Durante a semana também deveremos ter a confirmação se a Resolução que normatizará a eleição indireta, no caso da renuncia de Roseana para ser candidata, será feita antes ou depois da saída da governadora. A semana promete ser decisiva no aspecto de sabermos quem será o candidato na eventual eleição indireta, se Luis Fernando ou Arnaldo Melo.

A governadora pela legislação pode deixar o governo até o dia 06 de abril, mas se de fato for renunciar, a tendência é que aconteça agora, no início de março, para evitar que o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo, que assumirá o governo por 30 dias, se torne inelegível.

Ou seja, a semana promete ser extremamente movimentada e decisiva na política maranhense.