sábado, 16 de novembro de 2013

Arnaldo Melo e as eleições de 2014…


Deputado Arnaldo Melo: Peça-chave em 2014



Se tudo correr como mostram os números apresentados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo (PMDB), o vice-governador Washington Oliveira (PT) não terá dificuldades para ser eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
Segundo Melo, Oliveira já tem o apoio de 23 parlamentares, quando são necessários apenas 14 para concorrer e 22 para ser eleito.
A eleição de Washington abriria vaga para o próprio Arnaldo Melo na hierarquia do poder estadual: o presidente da Assembleia passaria a ser o primeiro na linha de sucessão da governadora Roseana Sarney (PMDB).
Em caso de afastamento de Roseana, portanto, será Melo a assumir o governo.
Mas o deputado enfrentará também um dilema:
Como já assumiu o Governo, Melo também já tornou inelegíveis seus parentes até 3º grau, para qualquer cargo no Maranhão em 2014 – assim como são os parentes de Roseana e os de Washington, à exceção dos que já têm mandato.
E a partir de abril do ano que vem, se ele assumir o governo, por um dia que seja, estará inelegível para qualquer outro cargo que não o de governador.
Salvo se a posse for em circunstâncias especiais: se Roseana Sarney renunciar ao cargo, agora ou em abril do ano que vem.
Neste caso, o presidente da Assembleia assume o governo por um período estabelecido, apenas para convocar nova eleição, indireta, para o cargo – para o qual ele mesmo pode concorrer.
Se for candidato, o presidente se submeterá à eleição dos colegas.
Caso não seja, aguarda a eleição do novo governador pelos deputados e retoma o seu posto de presidente da Assembleia, podendo disputar nova reeleição.
Arnaldo Melo é hoje, portanto, o personagem das eleições de 2014…


Com informações do Blog do M. D'Eça

Nenhum comentário:

Postar um comentário