segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Municípios do Turi e Gurupi receberão visita técnica da Embrapa



A partir do mês de março, os municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Vales do Turi e Gurupi (Conturi) receberão equipes técnicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que, juntamente com equipes técnicas dos municípios, farão avaliação das cadeias produtivas a serem trabalhadas de cada cidade consorciada.

O objetivo é implantar um projeto de inserção produtiva e agricultura familiar nos municípios, que garanta a integração com políticas públicas existentes. O assunto foi definido em reunião entre prefeitos da região e representantes da Embrapa, em São Luís, na quarta-feira (12). A presidente do Conturi e prefeita de Santa Luzia do Paruá, Eunice Damasceno, e o vice-presidente da instituição e prefeito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge, conduziram as discussões.

“A agenda criada com os municípios da região será o primeiro passo. Em seguida, vamos potencializar a produção e buscar parcerias com as outras instituições, com as financeiras, e a Conab, por exemplo, para garantir a comercialização da produção por meio de programas federais, como o de aquisição da merenda escolar”, explicou ochefe adjunto de Transferência de Tecnologia daEmbrapaCocais,José Frazão. Também estiveram presentes á reunião a prefeita de Presidente Médici, Graciélia Holanda, e o prefeito de Santa Helena, Lobato.

A agenda da Embrapa começa pelo município de Santa Helena, e passará por Turilândia, Godofredo Viana, Santa Luzia do Paruá e Presidente Médici. “O papel do consórcio vai ser montar uma equipe de assessoramento para dar suporte às ações, apoiado pela Embrapa. Faremos o que estiver ao nosso alcance para impulsionar o setor produtivo das cidades”, afirmou a prefeita Eunice Damasceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário