O empresário Sitonho Dantas Filho, presidente da Casa Ápis, da cidade de Picos -PI, falou da preocupação dos produtores de mel do Piauí em relação à falsificação do produto no mercado brasileiro.
Em uma entrevista recente à Rádio FM Cidade Modelo. Na oportunidade Sitonho disse que o que está em jogo é o reconhecimento que o mel do Piauí obteve no Brasil e no mundo. Ele afirma tambem, que todo segmento da apicultura no Estado tem lutado para manter a qualidade do mel conquistada em 30 anos de trabalho árduo.
Sitonho esclareceu em sua entrevista, que estão trazendo mel de qualidade duvidosa comprado por um preço bem mais barato em países vizinhos; ou seja, mel contrabandeado está sendo trazido para o Piauí. Aqui eles fazem uma "maquiagem" filtrando esse mel; eles fazem todo um cambalacho de documentação, como se fosse mel do Piauí. Eles misturam com o mel bom do nordeste e exportam.
Sitonho argumentou ainda que o alto preço do mel do Piauí no mercado internacional atualmente, está atraindo aqueles que se acham espertos fazendo o "jeitinho brasileiro".
O mel do Piauí hoje custa U$ 4.500 a tonelada na Europa. Enquanto isso, o mel produzido na China, México, Argentina, Paraguai e Uruguai não chega a U$ 2.000, no exigente mercado internacional.
O caso já está sendo investigado desde janeiro, pelo Ministério Público Federal , Ministério da Agricultura e outras organizações do setor.
O presidente da Casa Apis afirmou que está muito preocupado com a situação, devido a falta de fiscalização nas fronteiras por onde pode está entrando o mel pirateado.
Fonte: Página Um
Fonte: Página Um
Nenhum comentário:
Postar um comentário