
“Queremos resgatar o valor da leitura. Nossos alunos têm apresentado dificuldade de aprendizado e acreditamos que a literatura vai despertar o interesse pelo ato de ler, o que consequentemente, resulta na melhora da escrita da criança”, destaca a professora escola João Paulo I, professora Sueli.Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levarão para suas casas uma sacola contendo um livro de histórias infantil e uma folha de registro, o pequeno leitor terá com ajuda de sua família que registrar e recontar a história lida; usando a escrita, colagens, desenhos e tudo que a imaginação mandar.
Na escola Sarney Costa a professora Kelly falou desse maravilhoso projeto “Sacola da Leitura e Escrita em Família ” oportuniza aos alunos e familiares o contato com os livros infantis de forma lúdica e prazerosa. Trata-se desse projeto sacolas literárias, que se tornaram o elo entre as crianças, família e os livros. O projeto está sendo desenvolvido em turmas das escolas. Cada sacola contém um livro de literatura infantil. Assim que todas as turmas tiverem usufruído das Sacolas , o projeto passará para a segunda fase, e será reunidas para apresentação do livro criado a partir das interpretações de todos os alunos envolvidos, o final desse projeto esta previsto para o final de novembro deste ano.
Na Escola Pereira Amorim a professora Ruth ” ressaltou ” a importância do contato com as histórias infantis proporciona às crianças a oportunidade de ampliar, transformar e enriquecer suas próprias experiências de vida. As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democracia de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a leitura e a escrita.
Por isso, é importante favorecer a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório e vocabulário além de seu conhecimento de vida. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequente em situação diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu perdendo assim a chamada timidez. Na Sacola, as crianças recebem um livro em sacolas para relatar como foi à experiência vivida com participação da família. O importante é que as crianças abusem da criatividade de maneira simples, pratica e divertida. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades da escola.
A ideia desse “Projeto Sacola da Leitura e Escrita em Família” e sentar ao lado de uma criança e ler com ela um livro infantil ou mesmo jornal, gibi ou revista pode significar uma mudança em seu futuro, abrindo portas para ela se tornar uma pessoa culta e apaixonada pela leitura. Os especialistas em educação chamam esse processo de “letramento”. Trata-se de um ato simples, mas que no cotidiano da família fica esquecido por conta da rotina de trabalho dos pais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário