segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Governo do Maranhão proibe festas e eventos com até 150 pessoas como medida de combate a segunda onda da Covid 19

 

Secretário de saúde Carlos Lula.

O goverdo Maranhão adotou novas medidas de combate ao novo coronavírus no Estado. Devido a alta nos leitos exclusivos para Covid-19 e o aumento no número de novos casos, o Maranhão passará a adotar novas medidas de distanciamento.

Entre as medidas está a ampliação no número de leitos na rede estadual, e os atendimentos nas UPAs do Parque Vitória e Vinhais, que passam, a partir desta terça-feira (26), a atender apenas pacientes com Covid-19.

Em São Luís, o Hospital Carlos Macieira volta a ser exclusivo para pacientes com o novo coronavírus e 50 novos leitos serão entregues no Hospital Aquiles Lisboa, no bairro Vila Nova. Em Imperatriz, 11 novos leitos de UTI serão abertos no Hospital Macrorregional.

O Estado apresentou nos últimos dias uma alta na taxa de ocupação de leitos exclusivos para a Covid-19. Segundo o boletim divulgado nesse domingo (24), só na Grande Ilha, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 81%.

Outro dado preocupante é o número de jovens entre 24 a 35 anos sem comorbidades que estão em UTIs. O secretário Carlos Lula informou que 10% dos leitos de UTI do hospital Carlos Macieira estão sendo ocupados por pacientes dessa faixa etária.

Para conter o número de novos casos e, consequentemente, novas internações, o secretário Carlos Lula, anunciou medidas como a suspensão de eventos como casamentos, batizados e festas de aniversários. A Portaria 55 de 17 agosto de 2020 havia autorizado pequenos eventos com a capacidade de até 150 pessoas no estado, porém fica proibido este tipo de evento por 14 dias. A medida entra em vigor nesta terça-feira (26).

Nenhum comentário:

Postar um comentário