sexta-feira, 24 de junho de 2022

Morre Eliezio Sales um dos grandes colaboradores para o desenvolvimento de Santa Luzia do Paruá

 


Morre aos 87 anos Eliezio Oliveira Sales, um dos pioneiros que ajudou a desbravar Santa Luzia do Paruá no início da década de 70, quando ainda era povoado pertencente à Turiaçu. Eliezio, chegou por aqui em 1972 vindo do municipio de Olho D'água das Cunhãs trazendo a família e alguns de seus irmãos e irmã. Ele sempre foi uma pessoas que gostava de participar dos movimentos sociais, e as atividades sindicais em defesa dos trabalhadores; na época contribuiu muito com os trabalhos da comunidade, junto com o Padre Joaquim, e lideranças comunitárias como José Vieira, Maria do Adolfo, Joaquim Vicente, Dona Memezia, Enoque, Raimundo Paulo, Ditoso, Codó, Jozino, Doda, João Teixeira, Antonio do sindicato, entre tantos outros.

Foi o principal articulador na mobilização da comunidade para construção de taipa, da Escola da COLONE (hoje Darcy Ribeiro) na Rua Magalhães, isso em 1986 junto com a Itamar do carioca; Participou também da implantação do Mutirão e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Eliezio foi ainda, o principal incentivador da apicultura junto com o saudoso Daniel e Pedrão da quadra 16 na COMPATUR, onde deram início a produção de mel no inicio da década de 80 Ajudou a construir a primeira casa de extração de mel. , e tambem foi presidente do Cepro e ajudou a criar a Turimel, junto com o Doda , Vicente e Jonas.

Participou ativamente junto a Superintendência da COLONE e seus e agentes na marcação de algumas ruas de Santa Luzia do Paruá; na cooperativas mista de Ze Doca , onde chegou a ser presidente.

Eliezio Oliveira Sales contribuiu significativamente para realização de baixo assinados, entre outras iniciativas com reuniões, junto com João Morais, sobre os movimentos para a criação do município.

Ele era homem trabalhador e amigo de todos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário